Culturanita-corel16 - BRANCO 3
Search

Clones da Rosa de Anita serão distribuídos pelo estado de SC

Foto: Colaboração/Comunicação Unisul

A Rosa de Anita, símbolo internacional das comemorações do Bicentenário de Anita Garibaldi, vão ser clonadas e distribuídas pelo estado de Santa Catarina, até o ano de 2021, quando ocorrerão grandes homenagens à figura da heroína catarinense. Nesta sexta-feira, 12, o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) entregou ao reitor Mauri Luiz Heerdt, da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) três unidades do híbrido da rosa, desenvolvida pelo botânico italiano Giulio Pantoli.

A previsão é que o Laboratório de Produção Vegetal, do Curso de Agronomia da Unisul, clone a flor em um processo que vai durar cerca de 18 meses. “Vamos distribuir a Rosa de Anita para todo o Estado e, com certeza, será um símbolo valioso, enfatizou, emocionado, o historiador Adílcio Cadorin, diretor do CulturAnita. As cidade de Laguna e Tubarão já formaram comissões para a organização conjunta dos eventos, e o governo estadual deve anunciar, ainda este mês, o comitê catarinense.

“Além da clonagem das plantas, faremos o estudo do DNA dessa rosa, que é tão importante. A intenção é desenvolvermos um protocolo de multiplicação para poder fornecer plantas para todo o país. Junto com o Instituto Técnico Garibaldi tentaremos obter licença oficial para sermos os multiplicadores da flor em todo o Brasil”, adianta o professor e pesquisador Celso Albuquerque. Quatro mudas da rosa vieram da Itália no ano passado. Elas foram plantadas em Laguna pelo paisagista Leonardo Borges. As gemas foram retiradas recentemente para a clonagem.

“Estaremos reproduzindo uma flor cujas pétalas representam justamente a sensibilidade feminina e, ao mesmo tempo, curta duração de vida, igual à da heroína. A Unisul participa e fortalece, mais ainda, o seu papel comunitário, para resgatar e valorizar a nossa história”, diz Heerdt. As comemorações do bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi vão envolver, além do Brasil, Uruguai, San Marino e Itália.

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

ULTIMAS NOTÍCIAS