O Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) desenvolve diversos projetos, dentro da missão de fomentar a cultura e divulgar a história da Heroína dos Dois Mundos, Anita Garibaldi.

Confira os projetos desenvolvidos

A Tomada de Laguna

Espetáculo épico encenado desde 2000, A Tomada de Laguna é uma peça teatral, encenada em dez atos ao ar livre, que remonta o período histórico da Revolução Farroupilha, quando foi instaurada a República Catarinense, em Laguna.

Menina Anita

Iniciativa que visa selecionar uma criança, conforme regulamento, para representar a cidade de Laguna, o estado de Santa Catarina, o Brasil, a Itália e as instituições realizadoras deste programa, através da figura de Anita Garibaldi em eventos. 

Teatro Vida e Morte de Anita Garibaldi

Espetáculo teatral ao ar livre encenado pela primeira vez em 2019, na praça República Juliana, em Laguna, contando de forma sintetizada a biografia de Anita, iniciando em sua infância e indo até os últimos dias, em agosto de 1849.

Boneca Aninha nas escolas

Através de uma boneca de pano confeccionada artesanalmente, as Guardiãs de Anita promovem este projeto em escolas estaduais visando desenvolver, através da história de vida da heroína, releituras formando opiniões positivas sobre a mesma. A ideia é trabalhar com os públicos infantis.