Culturanita-corel16 - BRANCO 3
Search

Bicentenário: CulturAnita está autorizado a captar recursos para ‘A Tomada de Laguna’

Foto: Arquivo/CulturAnita

Instituto vem fazendo contatos com empresas nacionais e poder público para captação de recursos. Intenção é apresentar a peça em julho de 2021.

O Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) foi autorizado no fim de março pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), plataforma de apoio da Secretaria Nacional da Cultura (SNC) a captar recursos para a reedição da ‘Tomada de Laguna’, um dos maiores espetáculos teatrais ao ar livre do Sul do país.

A intenção do CulturAnita é obter fundos para apresentar uma nova versão da peça, que foi idealizada pelo instituto em 1999. O projeto aprovado no governo federal prevê cinco apresentações em Laguna, em 2021, quando será comemorado internacionalmente o Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi.

A notícia é comemorada pelo instituto. “Ainda temos muito a fazer, mas o primeiro grande passo foi dado tenho certeza que todo o povo de Laguna irá vibrar com essa notícia”, avalia a secretária-executiva do CulturAnita, Vanere Rocha Pires, que elaborou o projeto aprovado pela SNC. A captação permite obter o recurso de R$ 2.235.972,96.

O espetáculo é o único do gênero apresentado no Brasil e vai contar com a participação de mais de 400 atores, dezenas de cavaleiros, navios e muitos efeitos especiais. A ideia é apresentar a encenação durante os últimos dois finais de semana de julho de 2021, no mesmo local onde aconteceu o evento histórico em 1839.

A história registra que foi naquele ano, em plena Revolução Farroupilha, que Giuseppe Garibaldi conheceu a lagunense Ana Maria de Jesus Ribeiro – eternizada como Anita Garibaldi – dando início ao maior romance épico que se conhece.

Adílcio Cadorin, diretor do CulturAnita, adianta que já foram inciadas conversas com o poder público para apoio oficial ao espetáculo. “Iniciamos a busca de apoio institucional do governo de Santa Catarina e do município de Laguna com bastante antecedência”, diz. Empresas nacionais também estão sendo contatadas.

O historiador, que assina o texto original, acrescenta que o instituto acompanha a situação mundial vivida hoje com a pandemia do novo coronavírus e torce: “Acreditamos que até a data para realização do evento já estejam liberadas as limitações de público”.

A Tomada de Laguna foi um dos principais eventos do calendário do município catarinense, responsável por durante anos movimentar centenas de turistas à cidade durante o mês de julho.

Em 2019, por ocasião do 170º ano da morte de Anita Garibaldi, o CulturAnita editou uma peça apresentada em Laguna, também ao ar livre, que resumiu a história da heroína catarinense.


Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com
Telefone: (48) 9 9827 3496

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

ULTIMAS NOTÍCIAS