Instituto prepara lançamento de livro sobre Anita Garibaldi

Arte: Gráfica RJR

Publicado com apoio do Edital Elisabete Anderle, obra fala da trajetória de Anita Garibaldi e traz novos fatos de sua biografia e ilustrações inéditas.

O Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) lançará a quinta edição de “Anita: a guerreira das Repúblicas e da Liberdade”, nesta sexta-feira, 28, em evento online, às 19h. O livro foi reeditado com apoio do Edital Elisabete Anderle, que contemplou a entidade com recursos para esse fim no ano passado.

A obra traça a biografia da Heroína dos Dois Mundos e traz novos fatos, numa atualização do texto original de 1999, quando ocorreu a primeira publicação. “Uma destas descobertas mostra que, anos antes de conhecer Giuseppe Garibaldi, Anita, ainda na infância, já recebia influências republicanas vindas de seu tio por parte de mãe”, adianta o diretor do CulturAnita, Adílcio Cadorin, que assina o livro.

Entre as novidades, estão um capítulo dedicado às Guardiãs de Anita, órgão do CulturAnita criado para preservar a memória da Heroína dos Dois Mundos, à exemplo da legião garibaldina Camisas Vermelhas, existente na Itália. Há também a informação que o Ministério da Guerra do Império Brasileiro mandou publicar a falsa notícia de que Anita havia morrido na batalha de Forquilhas, em Curitibanos.

“A figura de Anita Garibaldi é inspiradora e sua biografia mais ainda. Poder ampliar os conhecimentos sobre essa importante personagem da história mundial foi um desafio enorme e com esse livro, esperamos ter conseguido cumprir nosso objetivo, o de difundir cada vez mais os feitos da nossa heroína”, afirma Cadorin.

A obra também traz ilustrações inéditas que recriaram digitalmente o rosto de Anita Garibaldi e do padre católico Vicente Cordeiro, presidente da República Catarinense, fundada em 1839. As recriações foram feitas a partir de desenhos antigos a nanquim e descrições preservadas em correspondências daquela época.

Prefaciado pelo governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, e apresentado pelo prefeito de Laguna, Mauro Candemil, o livro traz ainda mensagens do diretor do Museu e Biblioteca Renzi, Andrea Antoniolli e da professora Annita Garibaldi, bisneta da heroína. O livro é uma das ações preparadas pelo CulturAnita em preparação para o bicentenário de Anita Garibaldi, que será comemorado em 2021, unindo quatro países.

A transmissão do evento de lançamento, denominado “Rumo ao Bicentenário de Anita – Comemorando os 199 anos de nascimento da Heroína”, será feita pelos canais do CulturAnita e Fundação Catarinense de Cultura, no Youtube. O livro custará R$ 60,00 e pode ser adquirido a partir de domingo, 30, na loja virtual do instituto (acesse aqui).

Além do escritor, o evento também terá a participação virtual da presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Ana Lúcia Coutinho, do representante do Instituto Histórico e Geográfico de Lages, Cláudio Silveira, e do gerente de Patrimônio Imaterial da FCC, Rodrigo Rosa.

Serviço

O quê: Rumo ao Bicentenário de Anita – Comemorando os 199 anos de nascimento da Heroína.

Quando: sexta-feira, 28, às 19h.

Onde: pelo Youtube do CulturAnita e da FCC.


Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com
Telefone: (48) 9 9827 3496

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram