Culturanita-corel16 - BRANCO 3
Search

CulturAnita participa de conferência internacional e destaca figura da Heroína dos Dois Mundos

Divulgação

Iniciada nesta quinta-feira, 19, a 25ª Conferência Internacional de Antropologia de Iberoamérica irá destacar, entre outros temas, a figura de Anita Garibaldi. O evento é promovido pela Universidade de Salamanca (Espanha) e conta com a participação de historiadores, antropólogos, sociólogos e escritores da Espanha, de Portugal e de representantes de mais países americanos que tiveram sua formação e origem linguística oriundas dos dois países da Península Ibérica, dentre eles o Brasil. Devido à pandemia do novo coronavírus, as apresentações vão acontecer através da internet.

O Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) é um dos convidados a participar do evento espanhol para falar da trajetória da Heroína dos Dois Mundos, em virtude da proximidade do seu bicentenário. A palestra virtual “A Formação Republicana de Anita Garibaldi: Construção da identidade de uma Heroína” será ministrada pelo diretor e historiador da entidade Adilcio Cadorin. Recentemente, o instituto publicou um novo livro sobre a história de Anita, um dos projetos que fazem parte da programação internacional dos 200 anos da catarinense, que é considerada ‘mãe da pátria italiana’.

A palestra organizada pelo CulturAnita será apresentada às 13h (horário de Brasília), desta quinta. Interessados em assistir podem acompanhar o evento pela internet e também fazer perguntas (veja abaixo). A programação é composta por palestras de temas interessantes – e, também, curiosos. A pesquisadora Isabel Martínez Fernandes, por exemplo, vai apresentar uma palestra denominada “Pai Bodeguero, filho cavaleiro, neto mendigo – Evolução dos usos da terra no vale de Cárdenas (La Rioja-Espanha) (Padre Bodeguero, hijo caballero, nieto pordiosero – Evolucion de los usos del suelo em el valle de Cardenas (La Rioja-Espanha), em inglês).

Como acompanhar

A conferência ocorre em várias salas de videoconferência. A sala do CulturAnita pode ser acessada NESTE LINK, a partir das 13h (horário de Brasília). O número de identificação da reunião é 928 5405 9714 e o código de acesso: cresur2020.


Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com
Telefone: (48) 9 9827 3496

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

ULTIMAS NOTÍCIAS