História: Ricciotti Garibaldi, 4º filho do casal Anita e Giuseppe, nascia há 174 anos

Domínio Público

Esta quarta-feira, 24, assinala a data de nascimento do quarto filho do casal Anita e Giuseppe. Ricciotti Garibaldi nasceu na capital uruguaia Montevidéu, durante a passagem de seus pais por lá, em 1847. Giuseppe foi comandante da Marinha no Uruguai.

O quarto filho do casal de revolucionários recebeu o nome em homenagem a Nicola Ricciotti, patriota italiano que era admirado por Giuseppe. Passou sua infância nas cidades de Nice e Caprera, já na Itália.

Igual ao pai, foi militar e lutou nas batalhas de Bezzecca (1866) e Mentana (1867) e na guerra franco-prussiana. Em 1897, comandou um grupo de camisas vermelhas, lutando pela Grécia contra o Império Otomano. Já na vida pessoal foi casado com a inglesa Constance Hopcraft e teve sete filhos. Também foi deputado entre 1887 e 1890.

Ricciotti Garibaldi morreu em Roma, aos 77 anos, em 17 de julho de 1924. Sua neta, Annita Garibaldi, filha de Sante Garibaldi, é hoje um dos principais nomes das ações de preservação da memória e dos feitos do casal revolucionário na Europa. Annita esteve no Brasil em fevereiro do ano passado.

Há ainda outro bisneto de Anita e Giuseppe, Francesco Garibaldi-Hibbert, que também se dedica à divulgação da memória dos bisavós, através da Fondazione Giuseppe Garibaldi, na Itália, da qual é presidente. Ele é filho de Ezio Garibaldi e neto de Ricciotti.

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram