Culturanita-corel16 - BRANCO 3
Search

No ano do bicentenário, livro sobre Anita une três países e enriquece conhecimento

Foto: Elvis Palma/CulturAnita

Com artigos variados sobre a guerreira, ‘Dois Mundos e Uma Rosa Para Anita’ é o segundo livro lançado pelo Instituto CulturAnita, dentro da programação mundial de comemoração do Bicentenário de Anita Garibaldi.

Quase 200 anos depois de seu nascimento, Anita Garibaldi ainda é uma figura inspiradora. Dona de personalidade forte, independente e possuidora de uma fibra incomum, a guerreira lagunense é a personagem principal de uma série de artigos e poemas compilados em uma nova obra, que enriquece e amplia o conhecimento literário acerca de sua figura.

O Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) lançou na noite desta quarta-feira, 19, quando faltam exatamente 102 dias para as celebrações mundiais do bicentenário da heroína, a edição em três línguas (português, espanhol e italiano) de Dois Mundos e Uma Rosa Para Anita, atualização do original italiano lançado em 2016. O novo livro foi editado pela entidade, com apoio do Assembleia Legislativa (Alesc) e auxílio do edital de emergência cultural da Lei Aldir Blanc, por meio da Prefeitura de Laguna e Fundação Lagunense de Cultura (FLC).

O lançamento foi acompanhado por autoridades, representantes de entidades públicas e culturais do estado, e imprensa, entre eles: Samir Ahmad (prefeito de Laguna), Ozéas Mafra Filho (ex-presidente da Fundação Catarinense de Cultura e atual diretor cultural do órgão), Rodrigo Rosa (historiador da FCC), Édla Zim (escritora), Jaleel Farias, Anderson Silveira, Vitor Elibio, Nádia Tasso Lima, Eduardo Carneiro e Gustavo Cypirano (vereadores de Laguna), Léo Goulart (representante do deputado federal Coronel Armando), Karmensita Cardoso e Leamir Antunes (representantes da Academia de Letras do Brasil – SC), Vanere Rocha, Salésio Honorato e Deise Daiana Cardoso (secretários municipais de Laguna); e Andreia Noal (representando o polo de Laguna da universidade Uniasselvi), além de diversas pessoas da sociedade lagunense.

“Esse foi mais um ato do bicentenário de Anita”, resume Adílcio Cadorin, diretor do Instituto CulturAnita e autor de um dos capítulos do novo livro. “O evento superou as expectativas. Em uma noite como a de hoje, de frio e em meio à pandemia, conseguimos ter um bom público com cerca de 60 pessoas de Tubarão, Florianópolis e principalmente de vários lagunenses que se interessam pela literatura e pela nossa Heroína. Na minha concepção, foi um sucesso”, comemora. “Não podíamos deixar passar uma data tão importante em branco”, opina o prefeito Samir Ahmad.

Além das autoridades brasileiras, o evento contou com discursos gravados em vídeo dos autores italianos Andrea Antonioli, Anita Garibaldi Jalet, Gianpaolo Grilli, Giovane Tesei e Alessandro Ricci, além da uruguaia Milka Rappa, também autores da obra, que falaram sobre a importância da guerreira lagunense em seus países natais.

O CulturAnita ressalta que todo o ato, realizado na sede do Iphan de Laguna, ocorreu com respeito às medidas sanitárias de prevenção ao novo coronavírus e ocorreu conforme as disposições dos decretos de restrição social em vigência no estado de Santa Catarina, observando o uso de máscaras, distanciamento social e disponibilidade de álcool em gel.

Adílcio Cadorin, diretor CulturAnita, assina um dos capítulos da obra. Foto: Elvis Palma/CulturAnita

Genealogia, mitos e poesias

Nas 270 páginas, o conjunto de autores apresentam uma árvore genealógica dos ascendentes e descendentes de Anita, cronologia histórica da heroína e os poemas de Garibaldi sobre Anita Garibaldi, extraídos de suas memórias. “O leitor vai poder conhecer os verdadeiros traços fisionômicos de Anita, lendo o artigo ‘Como era Anita’ que contém uma reconstituição digital baseada em relatos históricos”, detalha Cadorin. Entre os textos, Andrea Antonioli e Giampaolo Grilli discorrem sobre a construção do “mito” Anita, enquanto que a bisneta da heroína, Annita Garibaldi faz um longo relato acerca da Primeira Anita”.

Antonioli e Cadorin organizaram esta edição trilingue que tem apresentações de Dario Franceschini (ministro dos Bens e Atividades Culturais da Itália), Andrea Belluzzi (secretário de Estado de San Marino), Júlio Garcia (ex-presidente da Alesc) e outras autoridades nacionais e internacionais.

Lançamentos em outras cidades

O CulturAnita prepara para realizar nas próximas semanas atos de lançamento da obra nas cidades de Tubarão, Brusque e Florianópolis, Lages, Garopaba, Imbituba e Curitibanos. Na cidade azul, o evento ocorre em parceria com a prefeitura municipal.

Já em Brusque, será uma promoção do Clube Filatélico Brusquense e na capital catarinense terá apoio da Fundação Catarinense de Cultura, da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina.

Compre o livro

Para adquirir um exemplar do livro, basta procurar o Instituto CulturAnita em sua sede, na rua Raulino Horn, 174, em horário vespertino. Ou acessar a loja virtual do instituto em culturanita.org.br/loja. A obra é comercializada a R$ 100.


Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com
Telefone: (48) 9 9827 3496

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

ULTIMAS NOTÍCIAS