Prestigiado por nomes da sociedade cultural e literária, evento faz parte da programação internacional das comemorações do bicentenário de Anita.
Polo da indústria têxtil em Santa Catarina, a cidade de Brusque viveu neste sábado, 12, o início de sua retomada cultural. O município recebeu o evento de lançamento dos livros Anita: a Guerreira das Repúblicas e da Liberdade e Dois Mundos e Uma Rosa para Anita. As obras compõem o conjunto de ações realizadas por ocasião do bicentenário de nascimento da guerreira catarinense
O ato liderado pelo Clube Filatélico Brusquense e a Maçonaria, com apoio do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), reuniu importantes nomes da sociedade cultural, acadêmica e literária do Médio Vale do Itajaí.
“Ficamos extremamente honrados de ter participado deste grande evento e mais contentes ainda de ele marcar a retomada cultural de Brusque, uma cidade tão importante para nossa Santa Catarina, assim como Anita Garibaldi”, diz Adilcio Cadorin, diretor do CulturAnita e autor da obra Anita: Guerreira da República e da Liberdade e coautor de Dois Mundos e Uma Rosa para Anita, em conjunto com Andrea Antonioli, Giampaolo Grili, Annita Garibaldi e outros nomes ligados ao projeto do bicentenário da heroína.
A saga de Anita e a epopeia da República Catarinense (1839) foram tema de um artigo escrito por Cadorin para o Boletim Filatélico, uma publicação editada pelo CFB com temas voltados ao colecionismo de selos. A guerreira catarinense será novamente homenageada com a estampa de um selo, a ser lançado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
“É um evento que muito nos honra. Anita já foi reproduzida em muitos selos no Brasil e no exterior e como o clube cuida desses assuntos relacionados à filatelia, surgiu um interesse de fazermos esse ato aqui em Brusque. Foi um ‘casamento’ mais que perfeito, foi excelente”, diz Jorge Paulo Krieger Filho, presidente do CFB.
“Cada obra, cada pedacinho de papel, assim como fez Garibaldi, ecoa. É a importância de registrar os eventos históricos. Anita era apenas uma açoriana e de repente se tornou uma mulher conhecida mundialmente”, frisa o presidente da Associação de Escritores de Brusque, Celso Deucher.
Também escritor, Deucher anunciou que a Câmara de Brusque prepara a criação de uma medalha local que homenageará Anita Garibaldi. O motivo para a honraria vai além do Bicentenário, é que a o dia 4 de agosto em que a heroína faleceu, também é uma data municipal por ser aniversário da cidade do Vale.
Presente no evento, o desembargador Carlos Prudêncio, natural de Laguna, destaca a importância de Anita na Europa. “Assisti em Cesenatico, na Itália, uma das maiores solenidades feitas para Anita, digna de respeito e que mostra a sua grandiosidade”, conta ele, que preside o Instituto dos Magistrados do Brasil – seção Santa Catarina.
“A obra está eternizando uma figura que nos honra”, assinala o presidente da Academia de Letras do Brasil (ALBSC) de Brusque, Marcos Eugênio Walter. E, para justificar a importância de se preservar o passado, o escritor parafraseou seu pai. “O povo que não registra seus feitos, para efeito de história ele não existiu. E o livro está registrando Anita para história”. Também estiveram presentes no evento a ALBSC de Guabiruba e o Instituto Aldo Krieger.
Retomada cultural
Brusque é uma importante cidade de Santa Catarina. Considerada a capital da indústria têxtil, é no município que estão as principais fábricas de tecidos e empresas especializadas na venda deste produto para o estado e país.
O evento realizado pelo CulturAnita e suas entidades parceiras foi considerado por muitos dos presentes como a retomada cultural da cidade. As ações de evocação cultural do município, desde a arte à escrita, estão suspensas desde o ano de 2020, quando teve início a pandemia do novo coronavírus.
O lugar escolhido para o lançamento não poderia ser outro. Fundada em 1934, a Livraria Graf, no Centro, é um polo de divulgação cultural. Seu prédio respira história e a empresa, uma das mais antigas da cidade, também. Tudo começou com a gráfica e o jornal O Rebate, que circulou por cerca de 20 anos, e agora, prossegue como livraria e papelaria.
Entre paisagens europeias, fotografadas pelo proprietário Eleutério Graf, mais conhecido como Telo, os participantes deste evento de retomada compartilharam de uma atmosfera cultural única. “Aqui se contam histórias, são feitas exposições artísticas, de pintura, cerâmica, enfim. É um reforço à cultura, considerando o livro que foi lançado e que aqui ainda não se tinha conhecimento. Se torna um evento histórico e que resgata a cultura. Para Brusque, é uma satisfação muito grande tê-los recebido e por trazerem essa cultura que em Laguna é uma tradição e que agora compartilham conosco”, diz Graf.
“Nós temos que prestigiar a cultura. Hoje, estamos construindo uma nova página de nossa história. Sendo mulher, me sinto representada por uma grande heroína de dois povos e quando vemos outro povo dando mais valor, nós precisamos refletir”, ressalta a reitora Rosemari Glatz, do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), em referência aos relatos de valorização de Anita na Europa. “Que tenhamos mais Anitas e Giuseppes. São pessoas que lutam por sua terra e seu povo. E que tenhamos mais pessoas como nós, que valorizam a cultura e a escrita”.
Compre os livros
Além da livraria, os livro podem ser adquirido no site do instituto (acesse aqui). O CulturAnita também prepara para as próximas semanas, atos de lançamento das duas obras em cidades da Serra e em mais municípios conveniados em Santa Catarina.
Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com
Telefone: (48) 9 9827 3496