Produção audiovisual faz parte das comemorações do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi.
Nesta semana, o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) esteve participando de gravações de um documentário que será lançado no segundo semestre deste ano pela TVAL, emissora pública mantida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A produção audiovisual faz parte das comemorações do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi.
A equipe de produção gravou cenas em locais ligados à história da guerreira, como o museu histórico que leva seu nome e a Barra de Laguna. Além disso, também houve filmagens na escola municipal Chiquinha Gomes, na comunidade de Bananal, onde foi apresentado o projeto ‘Boneca Aninha nas Escolas’, mantido pelas Guardiãs de Anita.
“Ficamos muito felizes de mais uma vez fazer parte de uma produção que enfoca a nossa Anita, ainda mais por poder apresentar esse projeto lúdico que ajuda manter viva a memória da heroína junto das gerações mais novas”, celebra a guardiã Adriana Sizino, idealizadora da Boneca Aninha.
“Ali, nós também fomos homenageadas com um Garibaldi, feito pela professora Andréia. Encenaram o encontro de Garibaldi fazendo um poema para Anita e recebemos rosas estilizadas para todas as guardiãs. A escola plantou simbolicamente a Rosa de Anita e tudo isso foi gravado. Também agradecemos à ex-diretora Débora Cristina e à atual gestora Fernanda Bernardo que foram parceiras e permitiram essa filmagem”, comenta Ivete Scopel, diretora do Departamento de Guardiãs de Anita.
A TVAL além de produzir materiais voltados às atividades parlamentares, também utiliza sua programação como meio de divulgação cultural, através de documentários ou produções audiovisuais próprias ou de terceiros.