Culturanita-corel16 - BRANCO 3
Search

Correios lançarão selo em homenagem a Anita no dia do seu bicentenário

Arte: Correios

Nesta segunda-feira, 30, vai acontecer a cerimônia de lançamento do selo alusivo aos 200 anos de nascimento de Anita Garibaldi, produzido pelos Correios. A criação se deu a partir da sugestão do Instituto Cultural Anita Garibaldi, abraçada pelo deputado federal coronel Luiz Armando e da Fundação Catarinense de Cultura. O evento será no Palácio do Itamaraty, em Brasília, às 15h.

A arte do selo, de José Carlos Braga, conta com uma composição de Anita Garibaldi em suas múltiplas facetas: a mulher, a guerreira, a mãe. Há também desenho de uma rosa, símbolo de Anita. Foram usadas três cores que em conjunto com a cor do papel representam o Brasil, país de nascimento da heroína e, Itália, que a reconhece e a seu companheiro Giuseppe Garibaldi como heróis responsáveis pela unificação daquele país. Ao todo serão confeccionados 120 mil unidades do selo.

“É mais uma justa homenagem feita para a nossa heroína e que têm uma relação interessante com a história de Anita, já que muito do que sabemos sobre sua vida ficou preservado em cartas escritas ou ditadas por ela”, comenta o presidente do CulturAnita, Leo Felipe Nunes. Antes, Anita foi homenageada com selos em 1967 e 1971.

O lançamento do selo compõe o calendário de comemorações do bicentenário de Anita. Durante todo o mês de agosto já foram realizadas diversas atividades para celebrar a data, promovidas por prefeituras, municípios e entidades que possuem relação histórica com a vida da heroína.

Entre as autoridades na solenidade, está confirmada a presença do ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, presidente dos Correios, Floriano Peixoto Vieira Neto, e é prevista a participação dos embaixadores, no Brasil, da Itália, Francesco Azzarello, e do Uruguai, Guillermo Valles Galmés. O CulturAnita será representado pelo diretor Adílcio Cadorin.

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

ULTIMAS NOTÍCIAS