Culturanita-corel16 - BRANCO 3
Search

São Jerônimo planta Rosa de Anita para celebrar bicentenário

Foto: CulturAnita

Cidade que tem o Rio Jacuí por limite natural, São Jerônimo se tornou, nesta quinta-feira, 9, a 13ª cidade brasileira a receber o plantio da Rosa de Anita. É também a terceira a ser plantada no Rio Grande do Sul.

O plantio fez parte de uma agenda da comitiva formada pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), incluindo as Guardiãs de Anita e o Coletivo Somos Todas Anita (Garopaba), que esteve no estado esta semana para participar das festividades em honra à heroína Anita Garibaldi. Em setembro, os gaúchos comemoram a Revolução Farroupilha, que ocorreu entre 1835 e 1845, e que está ligada à trajetória da guerreira brasileira.

O evento teve promoção da Associação Viva Anita, através de sua presidente Denise Lago. Durante o ato, em seu discurso, o prefeito Evandro Heberle agradeceu a vinda da comitiva e disse que para São Jerônimo é uma grande honra receber o plantio da rosa, que chegou ao local trazida pelas amazonas da associação. A solenidade contou com apresentação de artistas locais.

Já na sede da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), ocorreu o lançamento de O livro de Anita, de Édla Zim; Anita para pintar e bordar, de Cida Dias; e das obras editadas pelo CulturAnita: Dois Mundos e Uma Rosa Para Anita Anita, a guerreira das Repúblicas e da Liberdade, de autoria de Adílcio Cadorin, com colaboração dos historiadores italianos Andrea Antonioli e Giampaolo Grilli.

Do atos, participaram autoridades municipais; a presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Vanere Rocha, representando o prefeito de Laguna; do presidente do MTG-RS, Manoelito Savaris, do adido cultural do governo do RS, cantor César Oliveira; e da representante do Consulado Italiano, Loy Demari.

Foto: CulturAnita
Foto: CulturAnita
Foto: CulturAnita

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

ULTIMAS NOTÍCIAS