Anita Garibaldi continua sendo reverenciada em sua cidade natal, Laguna. Na manhã desta sexta-feira, 8, o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) e as Guardiãs de Anita prestigiaram o lançamento do selo postal que homenageia a heroína dos Dois Mundos, organizado pelos Correios.
A cerimônia foi restrita a autoridades e imprensa, devido à pandemia do novo coronavírus. “Reputo que essa seja a data tão ou mais importante, pois marca o início da circulação deste selo pelo país. Estamos honrados em participar deste momento e reiteramos o agradecimento aos Correios pela homenagem para Anita, e ao deputado Coronel Armando, que é um grande parceiro do instituto e que fomentou a ideia de lançar esta estampa”, comenta o diretor do CulturAnita, Adílcio Cadorin. As Guardiãs de Anita também participaram do ato simbólico.
Segundo a empresa estatal, por meio dessa emissão postal, não se celebram apenas os 200 anos de nascimento de Anita Garibaldi, mas registram para a posteridade o seu legado, que inspira, ainda na atualidade, diferentes manifestações sociais, políticas e culturais. A companhia foi representada pelo gerente regente Wesley Vargas de Andrade.
O selo foi obliterado para marcar o início do lançamento. “Este aqui vai se juntar aos outros dois que possuo em minha coleção. Soube hoje que não existe a figura do ‘filatelista aposentado’, me recordo que na infância colecionava e ainda mantenho meus selos guardados”, relembra o prefeito de Laguna, Samir Ahmad.
Arte postal
Antes do novo selo, Anita Garibaldi apareceu em duas estampas. Com a reforma monetária de 1967, o cruzeiro foi substituído pelo cruzeiro novo. Em abril daquele ano, o primeiro selo emitido com tarifa na nova moeda tinha o valor facial de 5 centavos e homenageava Anita Garibaldi, integrando a série “Mulheres Famosas do Brasil”. Já em 1971, foi lançado a emissão comemorativa dos150 anos de nascimento da heroína.
A arte desta emissão é uma composição de Anita Garibaldi em suas múltiplas facetas: a mulher, a guerreira, a mãe. Há também o desenho de uma rosa, símbolo da homenageada. Foram usadas três cores, que, em conjunto com a cor do papel, representam o Brasil, país de nascimento de Anita, e Itália, que a reconhece e a seu companheiro Giuseppe Garibaldi como heróis responsáveis pela unificação do país.
A técnica usada foi computação gráfica e impressão calcográfica (intaglio). Com tiragem de 120 mil exemplares e valor unitário de R$ 3,55, os selos estarão disponíveis para venda na loja virtual e nas principais agências dos Correios.