Em parceria com a Fundação Lagunense de Cultura, o Instituto Cultural Anita Garibaldi promoveu na noite do último dia 15 de março, o lançamento de quatro livros dos autores catarinenses Moacir Pereira, Nelma Baldin e Deonísio da Silva. As obras remetem à saga de Anita Garibaldi e a história da colonização italiana no sul do Brasil.

Moacir Pereira lançou dois últimos livros que publicou: Anita Garibaldi Revive que  além de uma breve biografia, faz uma análise do que a Heroína representa, sua influência na literatura, na cultura e na economia, além de narrar o e comentar os eventos acontecidos durante o Bicentenário de Anita Garibaldi. Sua outra obra, intitulada Norberto Ungaretti: Espirito Iluminado é uma biografia do desembargador Norberto Ungaretti, ilustre lagunense que desempenhou um importante papel no judiciário e na cultura catarinense.

A escritora Nelma Baldin lançou a segunda edição de sua obra Tão Fortes Quanto a Vontade que relata a saga da colonização italiana no sul de Santa Catarina, narrando as condições que os italianos viviam e as causas que motivaram sua partida rumo à Santa Catarina, passando por sua curta no Porto de Laguna, narrando chegada, dificuldades, confrontos  e descrevendo as inúmeras famílias que deram origem às diversas cidades do sul catarinense, com destaque para Urussanga, região onde a autora nasceu.

A quarta obra lançada nesta noite, intitulada Balada por Anita Garibaldi & Outras Histórias Catarinautas é de autoria do escritor catarinense Deonísio da Silva onde relata com base em fatos históricos, tendo a primeira versão publicada com um texto de conteúdo histórico no início do século. O livro traz a reunião de narrativas curtas, gênero em que o autor se destaca entre os principais escritores brasileiros.

“Foi um evento muito importante para destacar ainda mais nossa história e nossa cultura”, comenta o diretor do CulturAnita, Adílcio Cadorin. O evento aberto a população, aconteceu no espaço cultural do Mercado Público e, contou com a participação do prefeito de Laguna, Samir Ahmad, da Academia Brasileira de Letras – Secção de Laguna, de membros da Academia de Letras e Artes de Siderópolis e dos aficionados por leitura. O evento contou, também, com a participação da centenária Banda União dos Artistas sob a regência do maestro Gesiel Fernandes, que abrilhantou ainda mais a noite.









Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram