Culturanita-corel16 - BRANCO 3
Search

Tomada de Laguna: Cidade recepciona reprodução do barco Seival

Em 1839, o Seival entrou na Barra de Laguna para a proclamação da República Catarinense. Quase 200 anos depois, essa cena aconteceu novamente. Na manhã desta quinta-feira, 15, nem o clima chuvoso atrapalhou os olhares curiosos que se voltaram para o horizonte da lagoa Santo Antônio dos Anjos para acompanhar a chegada da réplica do lanchão de Garibaldi que é um dos atrativos da nova montagem da Tomada de Laguna.

A ideia nasceu há sete anos e levou dois para ser executada. Com projeto feito pelo modelista naval lagunense Luiz Lauro Pereira Junior e execução do professor gaúcho Antônio Rodrigues, o Seival navegou de Rio Grande (RS) até Laguna em cinco dias. A chegada foi por volta de 1h15 da manhã, tendo ficado ancorado até a hora de sua atracação final.

“Chamamos de reprodução pois não há uma planta. Usamos tudo o que tivemos a partir de pesquisas, como as fotos”, descreve Rodrigues. “É um trabalho de anos de pesquisa e fornecemos tudo para ele. Através do trabalho, ele materializou em tamanho natural um projeto que nasceu para réplicas”, diz Pereira Junior. A reprodução do lanchão histórico teve apoio da fundação italiana Giuseppe Garibaldi, presidida pelo bisneto do herói Francesco Garibaldi, que chega à Laguna no próximo dia 20 para prestigiar a Tomada de Laguna.

O Seival já participa, na sexta-feira, 16, de um teste com a embarcação Lendário, que fará a vez de barco imperial. “É um resgate histórico e também da nossa autoestima”, pontua Adílcio Cadorin, diretor do CulturAnita.


A Tomada de Laguna é um espetáculo teatral produzido pelo CulturAnita e fomentado pela Prefeitura Municipal de Laguna e Governo do Estado de Santa Catarina. O espetáculo vai acontecer entre os dias 21 e 24 de setembro de 2022, com ingressos à venda pelo site minhaentrada.com.br (acesse aqui).

 

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

ULTIMAS NOTÍCIAS