O INSTITUTO CULTURAL ANITA GARIBALDI – CulturAnita e Encantos do Sul – Turismo de Santa Catarina com apoio da Prefeitura de Laguna, através da Secretaria de Turismo e Fundação Lagunense de Cultura, no dia 26 de setembro no Cine Teatro Mussi, realizou uma reunião com os prefeitos que compõem a AMUREL, AMREC, secretários de turismo municipais e agências de turismo, para apresentação dos projetos internacionais “Os Caminhos de Anita” e “Anita Fidelis”.
Na ocasião estiverem presentes Sr Ibere Aguiar Jackes neste ato representando a AMUREL, Vereador Kleber;Vereador Gustavo; Secretário de Turismo de Sideropolis Sr Arissom; Sr. Jefferson Vitorino do Museu Ferroviário e da Empresa Ferroviária Teresa Cristina; Sra. Marta Fogaça representando ATISC ASSOCIAÇÃO DE TERMALISMO E INSTÂNCIAS CLIMÁTICAS DE SC; Sra Letícia representando o Secretário de Turismo de Tubarão e Sr Fernando Vechi ntambém da Secretaria de Turismo de Tubarão; Sr Jefferson Lemos – Encantos do Sul, Sr. Laranjeiras conselheiro fiscal do CulturAnita; Sra Janefer Marques neste ato representado o Sr. José Eduardo Gerente do SESC de Laguna; Sr. Mario Bongiolo, Secretário de Turismo de Laguna e o Sr. Albertino Ferreira, presidente da Encantos do Sul.
Foi apresentado pelo Diretor Cultural do Instituto, dois projetos:
“Os Caminhos de Anita” trata-se de um projeto com abrangência estadual, que servirá para guiar turistas e interessados em percorrerem os caminhos e cidades que Anita Garibaldi percorreu em Santa Catarina, passando pelos territórios dos municípios de Tubarão, Imbituba, Laguna, Jaguaruna, Balneário Rincão, Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Sombrio, Balneário Gaivota, Passo de Torres, São João do Sul, Praia Grande, Lages, Correia Pinto, Ponte Alta, Curitibanos, São José do Cerrito, Capão Alto, Campo Belo do Sul, Cerro Negro e Anita Garibaldi, integrando um total de 21 municípios catarinenses.
E o projeto “Anita Fidelis”, originado na Itália tem a propriedade intelectual do Centro Studi Olim Flaminia, com sede na cidade de Cesena (Provincia di Forli, Emilia Romagna, Itália), e visa divulgar e valorizar os ideais democráticos pelos quais Anita Garibaldi construiu sua história, tanto na América como na Europa, onde se destacou como mulher, mãe e idealista, sem abdicar de sua feminilidade em todas as suas formas e expressões, predicados que serão simbolicamente perenizados pelo projeto através do plantio de uma roseira hibrida especialmente desenvolvida na Itália em sua homenagem e memória. Esta Rosa que leva o nome de Rosa de Anita foi escolhida como símbolo institucional para homenagear mulheres carismáticas, virtuosas e empreendedoras de todo o mundo, difundindo os valores e virtudes da mulher em todos os lugares e, valorização e apoio à igualdade de gênero, já tema do projeto internacional “Dois Mundos e Uma Rosa para Anita” nas comemorações do Bicentenário do nascimento de Anita Garibaldi (1821-2021). A escolha da imagem de Anita como ícone destes projetos se justifica por ter sido a heroína que melhor destacou a integridade moral, a pureza de alma, a igualdade social, o respeito a todos e pelas instituições, o senso de dever, os ideais de liberdade, o combate à discriminação e violência contra as mulheres, os valores cívicos e o amor à pátria e para com os oprimidos. O projeto também prevê a divulgação da cultura italiana no Brasil e da cultura brasileira na Itália, através de convênios.
Houveram algumas apresentações artisticas na tarde desta quarta-feira com a participação do grupos de Danças da professora e bailarina Daniele Godoy e também, do instrutor de música Rainer Leandro de Medeiros do SESC de Laguna. E, também, apresentação das Guardiãs de Anita.
Os vereadores Kleber e Gustavo, representando a Camara de Vereadores, participaram do encontro e parabenizaram o CulturAnita pela iniciativa e a importância do trabalho realizado pelo Instituto em manter viva a memoria de Anita Garibaldi.
Na ocasião foi oferecido pelo um delicioso café pelo Boulvard Bistro e Café, de Laguna.