Culturanita-corel16 - BRANCO 3
Search

RS homenageia Anita com plantio da rosa símbolo do bicentenário

Setembro é um mês histórico para o Rio Grande do Sul. Em 1835, cansados dos desmandos imperiais, um grupo de gaúchos proclamou a República Rio-grandense, que quatro anos depois tomou a cidade de Laguna e, além de promover a criação da República Catarinense, acabou por possibilitar o encontro da jovem Ana Maria de Jesus Ribeiro e de Giuseppe Garibaldi, que gerou um dos idílios mais famosos da história mundial.

Nesta semana, o estado gaúcho marcou presença nas comemorações do bicentenário da heroína, recebendo uma comitiva formada pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) e o Coletivo Somos Todas Anita (Garopaba), para continuar as festividades em honra à heroína.

A comitiva recebeu um placa alusiva aos 200 anos de Anita Garibaldi, entregue pelo deputado estadual Luiz Marenco. “Temos que conhecer e honrar o nosso passado para valorizarmos o presente e sabermos traçar o amanhã. Me alegro por ter capitaneado essa homenagem. Que esta rosa seja um símbolo dos valores que Anita Garibaldi nos deixou: a convicção de que lutar pelo futuro que se almeja não é apenas desejável, mas necessário, e que a coragem para enfrentar os desafios que se impõem no caminho não é apenas bem-vinda como é um requisito fundamental”, enfatizou Marenco. A rosa de Anita também foi plantada em Triunfo.

Junto do presidente Manoelito Savaris, do Movimento Tradicionalista Gaúcho, foi efetuado o plantio da Rosa de Anita, símbolo das comemorações mundiais do bicentenário, que será levada para o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, tão logo floresça. “Esta rosa é uma insígnia da irmandade entre todos os povos que este ano celebram a figura de Anita Garibaldi, uma mulher à frente de seu tempo, que não se deixou esmorecer. Era capaz de pegar em armas, mesmo que tivesse de carregar o filho no braço. O belo hino do Rio Grande do Sul diz que ‘foi o 20 de Setembro o precursor da liberdade’ e nesse sentido, podemos dizer que foi Anita uma das precursoras republicanas aqui no nosso país”, acrescenta Adílcio Cadorin, diretor do CulturAnita.

Dos atos também participaram, prefeitos da região de Porto Alegre; o presidente da Comissão Gaúcha de Tradição e Folclore, Rogério Bastos; além de lideranças tradicionalistas e expoentes musicais, como Elton Saldanha; a presidente da Fundação Lagunense de Cultura (FLC), Vanere Rocha, e o grupo de Anitas, de São Jerônimo, e de cavalarias do Rio Grande do Sul.

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

ULTIMAS NOTÍCIAS

Translate »