Culturanita-corel16 - BRANCO 3
Search

Medalhas que homenageiam Anita nos seus 200 anos são lançadas

Foto: Elvis Palma

Foram lançadas, na manhã desta segunda-feira, 20, as duas medalhas em prata e bronze que homenageiam o legado de Ana Maria de Jesus Ribeiro, cuja fibra foi inscrita na história mundial com o nome de Anita Garibaldi.

“A medalha é um símbolo que nos remete ao legado de Anita e que traduz sua importância para o Brasil e para o mundo”, opina o presidente do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), Leo Felipe Nunes. Cunhados em edição limitada pela Casa da Moeda do Brasil, os itens comemorativos foram apresentados oficialmente ao público em solenidade na Casa de Anita, museu de Laguna existente no imóvel onde a heroína se vestiu para o primeiro casamento. A data de lançamento é simbólica, já que o 20 de setembro assinala o momento em que foi proclamada a República Rio-grandense.

A solenidade de hoje se junta a outros 160 eventos organizados em Santa Catarina, que ao longo deste ano celebraram a figura da catarinense Anita Garibaldi. Desde o começo do ano, um programação encabeçada pelo Instituto CulturAnita e entidades parceiras reforça a presença da heroína. “Na história, talvez seja a primeira vez que tantas atividades e entidades, juntas, celebrem uma mesma personalidade histórica do grau de Anita”, comenta o diretor do instituto, Adílcio Cadorin.

“Mesmo após 200 anos ainda eleva o nome da nossa cidade e da nossa autoestima, segue sendo o exemplo para homens e mulheres que defendem aquilo que ela acreditava sem nunca deixar o medo calar a sua voz”, avalia o prefeito Samir Ahmad.

O diretor da Casa da Moeda do Brasil, Hugo Nogueira, afirmou que a homenagem é um marco especial para a entidade. “Esse evento nos trouxe sorte para seguir com os trabalhos dessa instituição atuante há mais de 300 anos”. “Orgulho dessa cidade que enaltece o legado de Anita, essa personagem feminina que é uma das mais importantes figuras femininas do mundo. Ela foi e é até hoje exemplo de coragem e determinação, sempre ao lado do seu amado Giuseppe e dos filhos”, acrescentou o deputado federal Coronel Armando, parceiro do CulturAnita que intermediou a confecção das medalhas.

A vice-governadora Daniela Reinehr destacou o exemplo de coragem da guerreira lagunense. “É um orgulho muito grande para Santa Catarina e principalmente para nós, mulheres, estarmos recebendo as medalhas comemorativas de Anita. As Guardiãs de Anita abrilhantaram a solenidade e cantaram o hino de Laguna e de Anita. As medalhas são pelo Clube da Medalha, vinculado à Casa da Moeda, é possível adquiri-las pela internet.

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

ULTIMAS NOTÍCIAS

Translate »