Instituto Anita recebeu uma réplica do vestido de Anita que está tutelado pela República de San Marino.
Com a presença de autoridades da Itália e do Uruguai, foi apresentado neste sábado em Laguna a reprodução histórica do único vestido original de Anita Garibaldi que hoje está exposto na República de San Marino.
Compareceram à cerimônia de entrega dos vestidos o embaixador do Uruguai no Brasil, Guilherme Vales, a cônsul geral da Itália para Paraná e Santa Catarina, Eugenia Berti, a cônsul geral do Uruguai em Santa Catarina, Tamara Auridi, o presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Rafael Nogueira representado o governador Jorginho Melo, o desembargador Eduardo Galo Júnior, o prefeito de Laguna, Samir Ahmad e a reitora da UNIFEBE, Rosemeri Glatz.
Os pesquisadores da Universidade de Brusque foram responsáveis pela costura de dois vestidos que a instituição doou para fins de preservação da história.
Um dos vestidos vai ser levado para a cidade italiana de Rieti, onde ficará exposto em um museu. A outra peça ficará sob tutela do Instituto Cultura Anita, em Laguna.
Na delegação italiana que prestigia a Tomada de Laguna estão Daniela Acuti, presidente da associação cultural Rieti, Domenico Petrini, vice presidente da comissão de germinação e relações internacionais do município de Rieti que em Laguna representa o prefeito Daniele Sinibaldi, Luiza Maziano, diretora do Museu Resurgimentale Gianicolo — de Roma, Luisa Maesano, Guardiã da Associação Nacional Veterene Reducci Garibaldini, Laura Anzela Blasili, diretora da escola de gastronomia da cidade de Rieti, além de professores e estudantes da cidade que tem um pacto de amizade com Laguna.