Culturanita-corel16 - BRANCO 3
Search

Projeto do bicentenário de Anita anima paranaenses

Foto: CulturAnita

CulturAnita participou recentemente de palestra na capital Curitiba, onde apresentou a trajetória de Anita aos entusiastas do Paraná.

Em toda sua trajetória, Anita Garibaldi esteve no Paraná por uma vez, a bordo de uma das embarcações farroupilhas em uma pequena batalha na região de Paranaguá, um dos portos imperiais do século 19. Mesmo sem uma relação muito forte com a trajetória da heroína, o estado paranaense pode ser mais um dos apoiadores do projeto do bicentenário.

Com o tema ‘Dois mundos e uma rosa para Anita’, o diretor do CulturAnita, Adílcio Cadorin, apresentou por cerca de duas horas, para um seleto público de autoridades paranaenses – dentre as quais: Luiz Roberto Pinho Borges (coordenador de relações internacionais do governo paranaense); Raffaele Festa (cônsul geral da Itália para o Paraná e Santa Catarina); Rubens Gennaro (produtor cinematográfico); e Maria Aparecida Borghetti (ex-governadora do estado, e presidente da Associação Garibaldi).

Foto: CulturAnita

“A palestra fica marcada não só pela divulgação da história de Anita, mas por abrir a porta para que o estado do Paraná venha a aderir ao projeto dos 200 anos. Foi um encontro para conscientizar a necessidade das pessoas que têm ligação com a cultura italiana e com a história garibaldina, de se integrarem nesse projeto”, defende Cadorin.

O encontro foi provocado pela Associação Giuseppe Garibaldi, sediada em Curitiba, que mantém o Palácio Garibaldi. A construção erguida em 1887, em estilo clássico, serve como sede à entidade fundada quatro anos antes, para reunir os imigrantes italianos em Curitiba, sob o mesmo ideal que levou Garibaldi a lutar pela unificação da Itália e pela Revolução Farroupilha no Brasil.

O CulturAnita vê nas manifestações de afeto e interesse demonstrados no encontro realizado na capital paranaense, como o primeiro passo para que, até 2021, o Paraná também seja agregado ao projeto do bicentenário. Atualmente, a iniciativa tem apoio de cidades de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, e de países como Itália, Uruguai, e República de San Marino.


Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com
Telefone: (48) 9 9827 3496

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

ULTIMAS NOTÍCIAS