Antônio Prado (RS) inaugura monumento a Garibaldi com presença da bisneta de Anita

Foto: Rafael Bicca/CulturAnita

Descendente do casal de revolucionários participou, nesta manhã, de homenagem ao seu bisavô

Nesta segunda-feira, 11, a cidade gaúcha de Antônio Prado (RS) comemora 121 anos de emancipação política. A data festiva foi marcada pela entrega, nesta manhã, da revitalização da Praça Garibaldi.

O espaço público ganhou uma estátua em homenagem ao revolucionário farroupilha, Giuseppe Garibaldi, que empresta seu nome ao local. A inauguração do monumento contou com a presença de representantes do Instituto CulturAnita e da bisneta de Giuseppe, Annita Garibaldi.

“É motivo de muita alegria de estar presente aqui, inaugurando esse momento em homenagem ao meu bisavô. Não há como falar de Giuseppe, sem falar de Anita e vice-versa. Achei muito bonito esse reconhecimento de Garibaldi aqui no país de Anita”, comentou Annita em discurso que fez no evento.

A vinda da professora, descendente direta do casal Garibaldi, é organizada pelo CulturAnita e vai abraçar ainda o estado de Santa Catarina. “Essa participação ilustre de dona Anita no evento é de significado muito importante para todos nós”, comenta o diretor do CulturAnita, Adilcio Cadorin.

“Este é um momento histórico. É a Praça Garibaldi totalmente reformulada e que agora ganha uma identidade, sendo a praça do povo e com homenagem à pessoa que dá nome ao espaço”, detalha o prefeito Juarez Santinon.

Para ele, essa homenagem e a vinda da bisneta de Anita é um estreitamento de laços com a “terra-mãe”, Itália, uma vez que Antônio Prado é considerada a cidade mais italiana no Rio Grande do Sul. “A história de Garibaldi remete à história de cada um dos pradenses que fizeram o nosso município”, acrescenta Santinon.

A praça recebeu ainda quatro videiras e três oliveiras. O espaço está localizado no centro da cidade gaúcha.

Marlene Pastro destaca Guardiãs

Célebre compositora do hino à Anita Garibaldi, a cantora gaúcha Marlene Pastro se apresentou no evento de inauguração do monumento e fez questão de destacar a importância do trabalho do CulturAnita, em especial das Guardiãs.

“Dou meus parabéns às Guardiãs pela apresentação em Roma onde cantaram para Annita. As lagunenses, para mim, são as legítimas herdeiras de Anita Garibaldi”, declara Marlene.


Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com
Telefone: (48) 9 9827 3496

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram