Guardiãs promovem bingo dia 15, com a presença da bisneta de Anita Garibaldi; saiba como participar

Foto: Luís Claudio Abreu/CulturAnita

Renda do evento será revertida para o custeio da viagem das guardiãs à Itália, em abril.

Neste sábado, 15 de fevereiro, o Departamento das Guardiãs de Anita, que integra o Instituto CulturAnita, promove mais uma edição do seu tradicional Bingo Cultural. O evento vai contar com a presença da bisneta da Heroína dos Dois Mundos, Annita Garibaldi, e acontece na sede do Laguna Moto Clube, no Mar Grosso, às 20h30.

“O bingo já está sendo reconhecido como sendo uma ótima atração cultural em nosso município”, comemora a guardiã Vanere Pires. A ação é realizada pelo grupo há três anos e em 2020, terá sua renda revertida para o custeio da viagem à Itália, que será realizada pelo CulturAnita em abril para ações do projeto do bicentenário de Anita Garibaldi.

Este ano, a aquisição das cartelas do bingo ocorre de modo diferenciado. “O CulturAnita confeccionou um adesivo alusivo ao bicentenário de Anita e lançou uma promoção: quem comprar um exemplar no valor de R$ 10, ganha a cartela para participar do bingo e concorrer a prêmios em dinheiro”, detalha Vanere.

O comércio de Laguna tem aderido à causa e se colocado à disposição das guardiãs para servirem como ponto de venda, no Centro Histórico e no Mar Grosso. Vários comerciantes locais também adesivaram seus carros.

As últimas unidades do Bingo Cultural podem ser adquiridas com as guardiãs ou diretamente na sede do instituto, localizada na rua Raulino Horn, 174, Centro Histórico.

Sobre a Rosa de Anita

O híbrido-símbolo das comemorações foi criado pelo botânico italiano Giulio Pantoli (morto em 2018), que se inspirou na figura de Anita Garibaldi para desenvolver a rosa.

Na Itália, os direitos de reprodução da rosa estão com o Museu Renzi, que franqueou autorização para que o CulturAnita pudesse clonar e distribuir o híbrido no Brasil e na América do Sul.

Os brotos foram trazidos no final de 2018 para o Brasil e adaptadas à realidade climática do país pelo botânico Leonardo Borges, de Laguna. Em agosto, foram iniciados os plantios das primeiras rosas geradas em Imbituba, Laguna e Tubarão.

Sobre o projeto do bicentenário

O projeto prevê a realização de eventos em todas as cidades catarinense, gaúchas, uruguaias, italianas e de San Marino, que têm relação com a trajetória de Anita Garibaldi, a Heroína dos Dois Mundos. Até 2021, a ideia é que sejam realizados eventos comemorando a memória da personagem histórica nascida em 1821.

A iniciativa decorre de um convênio internacional celebrado entre o Museu Renzi, de Borghi (Itália), que é representado por Andrea Antonioli e Gianpaulo Grilli e o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) de Laguna (Brasil), representado por Leo Felipe Nunes e Adilcio Cadorin.


Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com
Telefone: (48) 9 9827 3496

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram