Rosa de Anita será plantada na Itália

Arquivo

A primeira rosa será plantada em 3 de outubro na cidade de Aprília. As seguintes, nas cidades de Riofreddo (dia 4), Montiano (dia 10) e Poggio Torriana (dia 18).

Cidades italianas ligadas à trajetória de Anita Garibaldi e que fazem parte do projeto do bicentenário da heroína preparam para esta semana o plantio da Rosa de Anita. A flor, produzida pelo botânico italiano Giulio Pantolo, é o símbolo internacional das comemorações que honram a biografia da guerreira catarinense.

A primeira rosa será plantada em 3 de outubro na cidade de Aprília. As seguintes, nas cidades de Riofreddo (dia 4), Montiano (dia 10) e Poggio Torriana (dia 18). “Ficamos felizes com a notícia dos nossos irmãos italianos. O plantio da rosa perpetua a figura de Anita, que inspirou a criação da flor, e cada vez mais aproxima Itália e Brasil em torno do bicentenário”, avalia o presidente do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), Léo Felipe Nunes.

O CulturAnita detém no Brasil os direitos de reprodução da rosa, que já foi plantada nas cidades catarinenses de Laguna, Imbituba, Tubarão, Anita Garibaldi, Lages, Curitibanos, Garopaba e Florianópolis.

Em Santa Catarina, um comitê composto pelo CulturAnita, cidades participantes do projeto e pelo governo estadual organiza e prepara as comemorações para 2021. Na Itália, o projeto é coordenado pelo Museu e Biblioteca Renzi em associação com órgãos governamentais e culturais do país europeu.

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram