Culturanita-corel16 - BRANCO 3
Search

Mídia: Imprensa italiana repercute viagem do instituto à Brasília

A imprensa italiana – principalmente os veículos da região da Emilia-Romagna – tem repercutido a visita feita pelo diretor do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), Adílcio Cadorin, à cidade de Brasília, capital federal na última semana. Entre os órgãos visitados estão a Secretaria Especial da Cultura, onde foi apresentado o projeto do evento Tomada de Laguna para captação de recursos da União, e a Embaixada da Itália no Brasil, com entrega de livros editados pelo CulturAnita.

Um dos veículos, o CesenaToday, destacou a visita citando o entusiasmo do governo federal com o projeto e mencionando a edição trilíngue da obra que fala sobre a Rosa de Anita e traz artigos historiográficos sobre a vida da heroína Anita Garibaldi. A matéria do portal italiano destaca que o projeto nasceu a partir três cidadãos de Cesena: Andrea Antonioli (diretor do Museu Renzi), Giampaolo Grilli, Alessandro Ricci, fundadores do projeto. O conteúdo publicado em italiano pode ser conferido aqui.

Leia tradução do artigo italiano

O projeto “Dois Mundos e uma Rosa para Anita” se destaca entrando no coração das celebrações conjuntas entre Itália (cujo centro é a Romagna) e o Brasil. Na quarta-feira, 24 de fevereiro, o diretor do Instituto Cultural Anita Garibaldi de Laguna, Adílcio Cadorin, que trabalha em colaboração com muitos italianos, brasileiros, uruguaios e o Estado de San Marino se encontraram com Mario Frias, Secretário Especial de Cultura do governo brasileiro. A reunião aconteceu na sede do ministério, na capital Brasília, e teve o pedido de apoio do governo federal brasileiro para projetos vinculados ao Bicentenário de Anita Garibaldi.

A iniciativa, iniciada em 2018, conta com três autores de Cesena, que com a colaboração da Biblioteca Renzi e o Instituto Técnico “Garibaldi Da Vinci” de Cesena, lançaram o projeto das comemorações do nascimento de Anita Garibaldi, encontrando grande colaboração com o diretor Adilcio Cadorin. O Secretário de Estado Sr. Mario Frias dedicou ao diretor da CulturAnita Adilcio Cadorin à atenção prestada às máximas autoridades brasileiras. “O governo federal tem mostrado grande entusiasmo pelo projeto, graças ao Secretário Mário Frias” – diz Cadorin, que, como pode ser visto pelo sobrenome, tem origens italianas distantes. “Estamos confiantes que teremos suporte neste novo projeto, uma vez que Anita é considerada uma heroína da pátria, tanto no Brasil como na Itália.

São dois países amigos que estão passando por um momento muito difícil por causa do pandemia, e este projeto tem a prerrogativa de unir e criar perspectivas de colaboração e fraternidade”, disse Mário Frias. O encontro com o secretário Especial de Cultura faz parte de uma série de encontros agendados por Cadorin com autoridades do parlamento brasileiro e o Instituto Cultural “Anita Garibaldi”. Também foi destacado que o projeto nasceu com os três autores de Cesena: Andrea Antonioli, Giampaolo Grilli, Alessandro Ricci, fundadores do projeto.

O encontro foi promovido pelo deputado federal catarinense Coronel Armando. “Estamos tentando conseguir recursos para encenar a batalha que Garibaldi travou em Laguna e o governo federal está muito interessado”, sublinhou o parlamentar na presença do general do Exército Humberto Madeira e do secretário do Ministério da Cultura Andre Steves. “Este projeto é importante para lembrar a memória de nossa heroína Anita Garibaldi e por isso agradecemos aos nossos amigos italianos pela sua ideia extraordinária, para um projeto que merece ser difundido por todo o mundo desde valoriza a figura da mulher e a igualdade de oportunidades em todas as suas facetas”, frisou o deputado.

Na reunião, Cadorin apresentou ao secretário de Estado Mario Frias, um exemplar do livro “Dois Mundos e Uma Rosa para Anita”, que é a reedição do versão italiana do volume “Una rosa per Anita”, cujo volume foi publicado em três línguas (português, italiano e espanhol) e inclui as contribuições dos autores Antonioli (Diretor do Museu e Biblioteca Renzi), Grilli, Ricci, aos quais se junta a descendente de Garibaldi e Anita, Sra. Annita Garibaldi Jallet (Presidente A.N.V.R.G.), Adilcio Cadorin e Giovanni Paolo Tesei, e também o poema “Anita é o Teu Nome”, de Maria Gabriella Conti, também produzido em vídeo pelo famoso especialista neste novo gênero: Stefano Caranti. O livro “Dois mundo e uma rosa para Anita”, foi traduzido para o português e espanhol e impresso com apoio da Assembleia do Estado de Santa Catarina.

Já em 2018, as autoridades ministeriais da cultura italiana aderiram à iniciativa, bem como numerosos municípios italianos e associações de armas, tendo em vista as celebrações do 200º aniversário em homenagem a Anita Garibaldi e a rosa a ela dedicada. Secretário Mario Frias confirmou presença no evento que terá início no dia 8 de março para as comemorações do Bicentenário: a inauguração da nova iluminação da ponte Anita Garibaldi em Laguna, no estado de Santa Catarina, que possui sete milhões habitantes, principalmente de origem italiana, com os quais já se iniciou uma fase de colaboração cultural e turística.

Na mesma data ocorreu o encontro com Fernando Paladini Oneto di San Lorenzo, ministro da Embaixada da Itália em Brasília a quem foi entregue um exemplar da obra dedicada à Anita. “Nesse ínterim, conclui Alessandro Ricci, presidente da seção da U.N.U.C.I. de Cesena e co-autor do projeto, “aguardamos tempos melhores para que Anita seja homenageada e reviva com as rosas que deveremos ainda plantar na Região da Romagna e em outras regiões da Itália ”.

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

ULTIMAS NOTÍCIAS