Culturanita-corel16 - BRANCO 3
Search

Visita de prefeita e vereadora marca adesão de Anitápolis ao projeto do Bicentenário de Anita

Foto: Luís Claudio Abreu/CulturAnita

Oitava cidade a integrar o projeto mundial do bicentenário, Anitápolis demonstra muito entusiasmo e já planeja plantio da rosa símbolo das comemorações.

O Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) recebeu na manhã desta sexta-feira, 9, a visita da prefeita Solange Back e da vereadora Maria Aparecida Steffen, de Anitápolis. A cidade da região da Grande Florianópolis se tornou a mais nova integrante do projeto do bicentenário da heroína dos dois mundos.

“Recebemos com muita satisfação a adesão de Anitápolis, ação que vem ao encontro do objetivo do projeto: congregar forças entorno da figura da nossa heroína e potencializar a preservação de sua memória e feitos em prol da república”, celebra Adílcio Cadorin, diretor do CulturAnita. No encontro, realizado em Laguna, o instituto e as Guardiãs de Anita apresentaram os projetos dos 200 anos da heroína e outras iniciativas desenvolvidas pela entidade.

O município de Anitápolis (Cidade de Anita, em grego) tem 3,2 mil habitantes e uma economia baseada na agricultura. Solange Back apresentou o pré-projeto da ornamentação da praça que receberá o plantio da Rosa de Anita (saiba mais adiante). “Para nós é motivo de orgulho integrar essa iniciativa que destaca Anita Garibaldi. Estamos muito entusiasmados com o bicentenário”, diz a prefeita.

Com a adesão de Anitápolis, Santa Catarina chega a oito cidades integradas ao projeto. Os outros municípios que fazem parte são: Laguna, Lages, Curitibanos, Tubarão, Imbituba, Anita Garibaldi e Garopaba.

Bicentenário de Anita une quatro países

Simbolizado através do híbrido de uma rosa criada na Itália, o projeto visa unir quatro países para comemorar e homenagear a memória e os feitos da catarinense Ana Maria de Jesus Ribeiro (Anita Garibaldi).

Nascida em agosto de 1821, ela foi uma jovem à frente de seu tempo que bravamente lutou pelos ideais republicanos ao lado de seu marido, Giuseppe Garibaldi, destacando sua coragem nas diversas batalhas em que participou em defesa dos ideais republicanos, no Brasil, Uruguai e Itália. Esses feitos a tornaram a heroína dos dois mundos.

“Entre seus objetivos, além de preservar e difundir a memória e a história, o projeto também pretende promover o turismo internacional, de caráter histórico, cívico e cultural em todas as cidades dos quatro países que aderirem ao projeto, compondo um roteiro internacional para realização de diversos atos que deverão acontecer, sempre em comemoração ao bicentenário”, explica o presidente do CulturAnita, Leo Felipe Nunes.

O Bicentenário de Anita Garibaldi tem coordenação do Museu e Biblioteca Renzi, na Europa, e do Instituto CulturAnita, para a América do Sul. O projeto conta com apoio de cidades catarinenses, gaúchas, italianas, uruguaias e san-marinenses.

Sobre a Rosa de Anita

O híbrido-símbolo das comemorações foi criado pelo botânico italiano Giulio Pantoli (morto em 2018), que se inspirou na figura de Anita Garibaldi para desenvolver a rosa.

Na Itália, os direitos de reprodução da rosa estão com o Museu Renzi, que franqueou autorização para que o CulturAnita pudesse clonar e distribuir o híbrido no Brasil e na América do Sul.

Os brotos foram trazidos no final de 2018 para o Brasil e adaptados à realidade climática do país pelo botânico Leonardo Borges, de Laguna. Em agosto de 2019, foram iniciados os plantios das primeiras rosas geradas em Imbituba, Laguna e Tubarão e em 2020, nas cidades de Florianópolis, Garopaba, Curitibanos, Anita Garibaldi e Lages.


Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com
Telefone: (48) 9 9827 3496

Foto: Luís Claudio Abreu/CulturAnita

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

ULTIMAS NOTÍCIAS