Culturanita-corel16 - BRANCO 3
Search

Presidente Bolsonaro é presenteado com exemplar de livro sobre Anita Garibaldi editado pelo CulturAnita

Os 200 anos da heroína unem Brasil, Itália, Uruguai e San Marino, em volta da figura da heroína dos dois mundos que não mediu esforços para pegar em armas e lutar pelos ideais republicanos.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, recebeu um exemplar do livro Dois Mundos e Uma Rosa para Anita. A obra foi entregue nesta terça-feira, 13, através do deputado federal por Santa Catarina, Luiz Armando Schereder Reis, o coronel Armando, que tem sido parceiro do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita).

No encontro com Bolsonaro, Armando também comentou com o presidente sobre os projetos das comemorações internacionais do Bicentenário de Anita Garibaldi. “Ele gostou de conhecer melhor a história de Anita Garibaldi e da importância das comemorações em âmbito internacional. Também pedi o apoio dele junto aos órgãos federais e a Secretaria Especial da Cultura [Secult] para divulgar o evento”, relata o deputado.

Em março, o Instituto CulturAnita participou de audiência na Secult apresentando o projeto do bicentenário ao secretário Mário Frias, que também demonstrou grande entusiasmo pela iniciativa. Os 200 anos da heroína unem Brasil, Itália, Uruguai e San Marino, em volta da figura da heroína dos dois mundos que não mediu esforços para pegar em armas e lutar pelos ideais republicanos.

Mais sobre o livro

O livro Dois Mundos e Uma Rosa para Anita é uma reedição do original publicado na Itália, cinco anos atrás. Agora, a obra retorna às livrarias em três línguas, o português de Anita, o italiano de Giuseppe, e o Espanhol do Uruguai, país onde o casal selou matrimônio.

“Além de uma árvore genealógica dos ascendentes e descendentes de Anita, o livro também contém uma cronologia histórica da heroína e os poemas de Garibaldi sobre ela, extraídos de suas memórias. O leitor vai poder conhecer os verdadeiros traços fisionômicos de Anita, lendo o artigo ‘Como era Anita’ que contém uma reconstituição digital baseada em relatos históricos”, detalha Adílcio Cadorin, diretor do CulturAnita.

Entre os textos que compõem as 270 páginas, Andrea Antonioli (diretor do Museu Renzi) e Giampaolo Grilli discorrem sobre a construção do “mito” Anita, enquanto que a bisneta da heroína, Annita Garibaldi, faz um longo relato acerca da “primeira Anita”.

Antonioli e Cadorin organizaram a obra, com contribuição textual de Grilli, Annita Garibaldi, Alessandro Ricci e Giovanni Tesei, e poesia de Maria Gabriella Conti. O livro tem apresentações de Dario Franceschini (ministro dos Bens e Atividades Culturais da Itália), Andrea Belluzzi (secretário de Estado de San Marino), Júlio Garcia (deputado e ex-presidente da Alesc) e outras autoridades nacionais e internacionais. A data de lançamento do livro será divulgada em breve.


Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com
Telefone: (48) 9 9827 3496

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

ULTIMAS NOTÍCIAS