Culturanita-corel16 - BRANCO 3
Search

Curitiba (PR) celebra Anita Garibaldi com plantio da rosa símbolo do bicentenário

Foto: Brunno Covello/Associação Giuseppe Garibaldi

A programação marca também o aniversário da Associação Giuseppe Garibaldi. Os eventos foram organizados conforme as normativas sanitárias de prevenção ao novo coronavírus, vigentes no Paraná.

Capital do segundo estado mais populoso do Sul do Brasil, a cidade de Curitiba vai se juntar, na próxima quinta-feira, 1º, às comemorações que reverenciam a memória e os feitos de Ana Maria de Jesus Ribeiro, a Anita Garibaldi.

Heroína de dois mundos, Anita nunca pisou em solo paranaense, mas participou de uma pequena batalha nas proximidades do então porto provincial de Paranaguá, no litoral Norte.

Quase duzentos anos depois, a Associação Giuseppe Garibaldi e o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) se unem em uma programação de eventos em honra à memória desta personagem de destaque na história mundial.

“Ficamos muito contentes com o interesse de Curitiba em participar do projeto do bicentenário. Nossa guerreira lutou pela unificação italiana e hoje, seus feitos unem cidades, povos, em volta de sua figura, que muito nos inspira”, destaca o diretor do CulturAnita, Adílcio Cadorin.

A programação marca também o aniversário da Associação Giuseppe Garibaldi. Os eventos foram organizados conforme as normativas sanitárias de prevenção ao novo coronavírus, vigentes no Paraná. A participação é mediante convite, enviado previamente pela organização garibaldina.

“A nossa missão é manter vivo o legado construído pelos imigrantes italianos aqui no Paraná. A associação, que nasceu com os ideais garibaldinos de liberdade e justiça, completa 138 de história fazendo cada vez mais parte da cena cultural curitibana e paranaense”, afirma a presidente da associação, Cida Borghetti.

Os atos iniciam a partir das 15h e incluem também o plantio da rosa símbolo das comemorações dos 200 anos e ainda o lançamento das obras Anita: guerreira das repúblicas e da liberdade e de Dois mundos e uma rosa para Anita.

Bicentenário de Anita une quatro países

O projeto visa unir quatro países para comemorar e homenagear a memória e os feitos da catarinense Ana Maria de Jesus Ribeiro (Anita Garibaldi). Nascida em agosto de 1821, ela foi uma jovem à frente de seu tempo que bravamente lutou pelos ideais republicanos ao lado de seu marido, Giuseppe Garibaldi, destacando sua coragem nas diversas batalhas em que participou em defesa dos ideais republicanos, no Brasil, Uruguai e Itália. Esses feitos a tornaram a heroína dos dois mundos.

O híbrido-símbolo das comemorações foi criado pelo botânico italiano Giulio Pantoli (morto em 2018), que se inspirou na figura de Anita Garibaldi para desenvolver a rosa. Na Itália, os direitos de reprodução da rosa estão com o Museu Renzi, que franqueou autorização para que o CulturAnita pudesse clonar e distribuir o híbrido no Brasil e na América do Sul.

Os brotos foram trazidos no final de 2018 para o Brasil e adaptados à realidade climática do país pelo botânico Leonardo Borges, de Laguna. Em agosto de 2019, foram iniciados os plantios das primeiras rosas geradas em Imbituba, Laguna e Tubarão e em 2020, nas cidades de Florianópolis, Garopaba, Curitibanos, Anita Garibaldi e Lages.

O Bicentenário de Anita Garibaldi tem coordenação do Museu e Biblioteca Renzi, na Europa, e do Instituto CulturAnita, para a América do Sul. O projeto conta com apoio de cidades catarinenses, gaúchas, italianas, uruguaias e san-marinenses.

Palácio Garibaldi tem mais de 100 anos de existência

Palco dos eventos e do plantio da rosa, o Palácio Garibaldi é a sede da associação fundada em 1883 com objetivo de reunir os imigrantes italianos em Curitiba, sob o mesmo ideal que levou Giuseppe Garibaldi a lutar pela unificação da Itália e pela Revolução Farroupilha no Brasil.

O palácio começou a ser erguido em 1887 e só terminou a construção em 1904, embora sua fachada tenha sido concluída em 1932. Na Segunda Guerra Mundial, o edifício foi tomado pelo governo e devolvido em 1962. Na década de 1980, foi tombado como patrimônio cultural.

*Com informações da Assessoria da Associação Giuseppe Garibaldi.


Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com
Telefone: (48) 9 9827 3496

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

ULTIMAS NOTÍCIAS