Culturanita-corel16 - BRANCO 3
Search

Rosa de Anita une SC e PR em prol do Bicentenário de Anita Garibaldi

Foto: Luís Claudio Abreu/CulturAnita

Lar simbólico da “buona gente” no Paraná, o Palácio Garibaldi tem mais de cem anos e viveu mais um capítulo de sua história cultural nesta quinta-feira, 1°.

Sede da Associação Giuseppe Garibaldi, o palacete de 1887, retomou a realização de eventos sociais e culturais com o lançamento dos livros Dois mundos e uma rosa para Anita e Anita: a guerreira das repúblicas e da liberdade. Além disso, houve o plantio do híbrido Rosa de Anita, que é o símbolo das comemorações do bicentenário da heroína dos dois mundos.

Respeitando todas as normas sanitárias de prevenção ao novo coronavírus vigentes no Paraná, o evento também marcou o aniversário da associação, que comemora 138 anos hoje.

“Plantar a Rosa de Anita em Curitiba, é mais que um ato das comemorações do bicentenário, é um gesto que une o Paraná a todo o mundo em volta da figura guerreira de Anita Garibaldi”, enaltece o diretor do CulturAnita, Adílcio Cadorin. Pelo instituto, participaram ainda Ivete Scopel e Evandro Maciel.

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

A presidente da associação, Cida Borghetti, ex-governadora paranaense, reforça a importância de a retomada do Palácio Garibaldi ter ocorrido com um evento que celebrou a companheira do patrono da entidade. “A Associação Garibaldi se mostrou muito forte e extremamente unida durante a pandemia”, ressalta. “Essa rosa vai brotar e perpetuar a trajetória dessa brasileira que uniu duas pátrias”, frisa.

Cônsul da Itália para o Paraná e Santa Catarina, Salvatore Di Venezia, foi mais além e estendeu a homenagem a todos os ítalo-brasileiros. “Comemorar Anita é também comemorar todos os italianos e brasileiros. Hoje é um dia especial e esse ano mais ainda por ser o ano de Anita Garibaldi”.

Nos próximos dias, a Associação Giuseppe Garibaldi prepara a edição de um vídeo-resumo do evento com os melhores momentos do ato. A rosa plantada será cuidada e em breve será autorizada sua visitação.

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Sobre as obras

Anita: a guerreira das repúblicas e da liberdade se trata da quinta edição de uma biografia da heroína lançada originalmente em 1999. A obra é assinada por Adílcio Cadorin e traz novas descobertas sobre a heroína catarinense.

Dois mundos e uma rosa para Anita é uma obra coletiva que reúne vários artigos escritos por estudiosos da epopeia garibaldina. Além de Cadorin, assinam os artigos nomes como Andrea Antonioli, Giampaolo Grilli e o Alessandro Ricci, Giovane Tesei e a bisneta da guerreira, Annita Garibaldi.

Os livros poderão ser adquiridos na sede da Associação Giuseppe Garibaldi e no Consulado da Itália para o Paraná e Santa Catarina. Também é possível comprá-lo no site do CulturAnita.

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

ULTIMAS NOTÍCIAS

Translate »