Culturanita-corel16 - BRANCO 3
Search

Painel literário fala sobre Anita Garibaldi hoje à noite; veja como acompanhar

Anita Garibaldi é tema de muitas obras literárias e, motivada por esse fato, a Academia Catarinense de Letras (ACL) promove na noite desta quinta-feira, 15, mais uma edição do Painel Literário, um evento virtual que coloca escritores para discorrer sobre temas voltados à cultura dos livros.

Sob mediação do professor José Isaac Pilati, os escritores Adílcio Cadorin (diretor do CulturAnita) e Paulo Markun vão apresentar duas palestras sobre a heroína. O evento começa às 19h e pode ser acompanhado neste link.

Cadorin, que escreveu recentemente Anita: Guerreira das Repúblicas e da Liberdade e um dos capítulos de Dois Mundos e Uma Rosa para Anita (saiba mais abaixo), vai apresentar falar sobre como a heroína foi uma “vanguardista da emancipação feminina e dos valores republicanos”. Já Markun, autor de Anita Garibaldi: uma heroína brasileira, tratará sobre “Anita e as mulheres do Brasil imperial”.

O Painel Literário da ACL também é integrante das comemorações mundiais do bicentenário da heroína catarinense. O projeto internacional une a Itália, San Marino, Uruguai, e sobretudo, o Brasil.

Conheça os palestrantes

Adílcio Cadorin, advogado, historiador, escritor. Foi vereador em Caxias do Sul (1976) e prefeito de Laguna (2000), natural de Urussanga, escreveu as obras: Tordesilhas, mais que um tratadoOs botos de LagunaAnita: Guerreira das Repúblicas e da LiberdadeLaguna: terra mater. Também assina o texto que deu origem ao multiteatro Tomada de Laguna e foi um dos autores do processo judicial que concedeu certidão tardia de nascimento para a jovem guerreira Ana Maria de Jesus Ribeiro.

Paulo Markun, natural de São Paulo, é jornalista profissional desde 1971. Foi repórter, editor, comentarista, chefe de reportagem e diretor de redação em várias emissoras de TV e mídia impressa. Apresentou por dez anos o Roda viva, programa mais antigo e respeitado de entrevistas da nossa televisão, na TV Cultura de São Paulo. Presidiu o Sindicato da Indústria Audiovisual de Santa Catarina (Santacine) e também a Fundação Padre Anchieta – Centro Paulista de Rádio e TV Educativas (FPA). Autor de 18 documentários e 15 livros, entre eles, a obra sobre Anita Garibaldi.

Sobre as obras

Anita: Guerreira das Repúblicas e da Liberdade se trata da quinta edição de uma biografia da heroína lançada originalmente em 1999. A obra é assinada por Adílcio Cadorin e traz novas descobertas sobre a heroína catarinense.

Dois Mundos e Uma Rosa Para Anita é uma obra coletiva que reúne vários artigos escritos por estudiosos da epopeia garibaldina. Além de Cadorin, assinam os artigos nomes como Andrea Antonioli, Giampaolo Grilli e o Alessandro Ricci, Giovane Tesei e a bisneta da guerreira, Annita Garibaldi.

Bicentenário de Anita une quatro países

O projeto visa unir quatro países para comemorar e homenagear a memória e os feitos da catarinense Ana Maria de Jesus Ribeiro (Anita Garibaldi). Nascida em agosto de 1821, ela foi uma jovem à frente de seu tempo que bravamente lutou pelos ideais republicanos ao lado de seu marido, Giuseppe Garibaldi, destacando sua coragem nas diversas batalhas em que participou em defesa dos ideais republicanos, no Brasil, Uruguai e Itália. Esses feitos a tornaram a heroína dos dois mundos.

O híbrido-símbolo das comemorações foi criado pelo botânico italiano Giulio Pantoli (morto em 2018), que se inspirou na figura de Anita Garibaldi para desenvolver a rosa. Na Itália, os direitos de reprodução da rosa estão com o Museu Renzi, que franqueou autorização para que o CulturAnita pudesse clonar e distribuir o híbrido no Brasil e na América do Sul.

Os brotos foram trazidos no final de 2018 para o Brasil e adaptados à realidade climática do país pelo botânico Leonardo Borges, de Laguna. Em agosto de 2019, foram iniciados os plantios das primeiras rosas geradas em Imbituba, Laguna e Tubarão e em 2020, nas cidades de Florianópolis, Garopaba, Curitibanos, Anita Garibaldi e Lages.

O Bicentenário de Anita Garibaldi tem coordenação do Museu e Biblioteca Renzi, na Europa, e do Instituto CulturAnita, para a América do Sul. O projeto conta com apoio de cidades catarinenses, gaúchas, italianas, uruguaias e san-marinenses.

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

ULTIMAS NOTÍCIAS