Culturanita-corel16 - BRANCO 3
Search

Alesc faz sessão solene em homenagem à Anita Garibaldi

Foto: Jorge Laranjeira/CulturAnita

Anita Garibaldi foi homenageada em uma sessão solene, na noite desta segunda-feira, 23, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. A solenidade destacou os fatos da vida da mais ilustre cidadã lagunense, considerada a principal figura feminina na consolidação do modelo republicano no mundo, tendo participado de inúmeros combates tanto no Brasil, quanto na Itália.

Durante o evento, foram homenageados o deputado federal Coronel Armando, pelas ações junto ao governo federal em prol das comemorações do bicentenário do nascimento da heroína, e também o historiador, biógrafo e diretor do Instituto Cultural Anita Garibaldi, Adílcio Cadorin, pelo trabalho em favor da preservação e divulgação da história de Anita Garibaldi, desenvolvido por meio do projeto “Dois mundos e uma rosa para Anita”.

Ainda receberam menções, os coautores do projeto “Dois mundos e uma rosa para Anita”: Andrea Antonieolli, representado pelo presidente do Instituto Cultural Anita Garibaldi, Leo Felipe Nunes da Silva; Giampaolo Grilli, representado pela coordenadora das Guardiãs de Anita, Ivete Scopel; e Alessandro Ricci, representado pelo cônsul-geral da Itália em Curitiba (PR), Salvatore di Venezia.

A sessão contou com a participação de autoridades de Laguna, Anitápolis, Garopaba e de Tubarão, a vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido) e do deputado federal Coronel Armando.

A sessão especial foi solicitada pela Mesa Diretora da Alesc e presidida pelo deputado Rodrigo Minotto (PDT). Prestigiaram o evento os deputados José Milton Scheffer (PP) e Tiago Frigo (PSL).

Biografia em destaque

“Anita Garibaldi saiu daqui de Santa Catarina com apenas 18 anos e morreu com 27 anos de idade. Em apenas um ano e oito meses na Itália se tornou a mãe da pátria italiana e a heroína de dois mundos”, contou Cadorin, que destacou o fato de Anita ter pego em armas para lutar por quatro repúblicas e em dois continentes.

Antes da solenidade, as Guardiãs de Anita e soldados farroupilhas e imperiais, surgidas aos moldes da legião garibaldina, fizeram uma apresentação no hall do Parlamento.

“O legado dela, os exemplos, são atuais: fidelidade, companheirismo, valores da família, dos filhos, valorização da educação, liberdades democráticas”, continuou Cadorin.

O deputado Coronel Armando informou que na próxima segunda-feira (30), no Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, haverá uma sessão solene para lançamento do selo comemorativo do bicentenário de Anita Garibaldi, e no dia 20 de setembro, em Laguna, a Casa da Moeda do Brasil estará lançando 200 medalhas de prata e 200 de bronze em comemoração à data histórica.

Tomada de Laguna

O presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e da comissão estadual comemorativa ao bicentenário de Anita Garibaldi no estado, Edson Lemos, destacou que são mais de 160 eventos comemorativos em Santa Catarina e que a comissão envolve mais de 30 instituições. Ele confirmou para os dias 12, 13 e 14 de novembro, com apoio do governo estadual, o retorno da apresentação do espetáculo A Tomada de Laguna, como forma de homenagear o bicentenário do nascimento de Anita Garibaldi.

A peça foi apresentada pela primeira vez em 1999, quando foi lembrado o 150º ano da morte da heroína Anita Garibaldi e se converteu em um dos principais atrativos turísticos durante a baixa temporada na cidade juliana. O espetáculo relembra os fatos de 1839, quando os farroupilhas tomaram o porto de Laguna e transformaram a cidade na capital da República Catarinense, uma extensão da República Rio-grandense.

A atriz lagunense Lize Souza, que já viveu o papel da heroína diversas vezes, tanto no cinema quanto no teatro, e atualmente é a responsável pelo Museu Casa de Anita, em Laguna, apresentou durante a sessão especial o discurso de Anita, texto de autoria de Adílcio Cadorin. Em seguida, o grupo Guardiãs de Anita, apresentaram o hino oficial do grupo.

O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (PP), representando os prefeitos catarinenses, fez um relato histórico da luta de historiadores na luta de preservação e divulgação de Anita Garibaldi, citando fatos históricos, destacando a importância do historiador Adílcio Cadorin para Santa Catarina. O prefeito de Laguna, Samir Ahmad (PSL), falou da emoção da apresentação da atriz Lize Souza e agradeceu o apoio da Fundação Catarinense de Cultura e do governo estadual para a retomada da encenação A Tomada de Laguna. Também enalteceu a importância do trabalho do historiador Adilcio Cadorin.

O cônsul-geral da Itália em Curitiba (PR), Salvatore di Venezia, parabenizou a solenidade e a Alesc pelo evento. Lembrou da importância de Anita Garibaldi para Itália, onde é considerada a Mãe da República. “A Anita é uma heroína nacional na Itália, onde todos os italianos a celebram e que ela é importante para relação entre o Brasil e a Itália”. Afirmou que pretende conhecer Laguna brevemente.

A vice-governadora Daniela Reinehr destacou a data comemorativa do bicentenário para todos os catarinenses e o trabalho desenvolvido pelo historiador Adílcio Cadorin. Disse que pretende estar presente na encenação da A Tomada de Laguna, em novembro, e que as comemorações do bicentenário devem ser um marco para fortalecimento da preservação e divulgação da histórica da Anita Garibaldi.

O deputado Rodrigo Minotto agradeceu a deferência do presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), em permitir que ele presidisse a sessão. “Sempre é bom lembrar a história desta guerreira, desta mulher catarinense que foi Anita Garibaldi. Nada mais justo que a Alesc reconhecer essa memória e todo o trabalho que foi feito por essa heroína que atravessou o oceano guerreando em prol da República, daquilo que ela acreditava.”

*Com informações de Agência AL

Foto: Jorge Laranjeira/CulturAnita

Foto: Jorge Laranjeira/CulturAnita
Foto: Jorge Laranjeira/CulturAnita

Foto: Jorge Laranjeira/CulturAnita

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

ULTIMAS NOTÍCIAS