Culturanita-corel16 - BRANCO 3
Search

Série sobre Anita Garibaldi produzida pela NDTV e CulturAnita estreia hoje

Anita está na tela da televisão para todo o estado de Santa Catarina a partir deste sábado, 28. Estreia hoje, às 13h, a série documental Anita: amor, luta e liberdade. Em quatro capítulos, com cenas gravadas no Brasil e na Itália, a produção audiovisual contará a história da heroína dos dois mundos. O documentário foi produzido pela NDTV, afiliada da Record TV em Santa Catarina, em conjunto com o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita).

Foram mais de 40 profissionais envolvidos. O documentário mescla ficção e jornalismo para resgatar a trajetória da catarinense. Parte das imagens foram feitas no Cine Mussi, em Laguna, onde Anita Garibaldi (interpretada pela atriz lagunense Lize Souza) contracena com Giuseppe Garibaldi (Welington Moraes). Outra narrativa é vivida em uma biblioteca, onde o jornalista Celito Esteves interage com uma adolescente, resgatando os principais fatos da vida de Anita Garibaldi.

“Esse documentário vai apresentar Anita de uma forma como nunca foi apresentada antes: a mulher por trás da heroína. Estamos tentando decifrar quem foi essa mulher construída de puro heroísmo, que se fez de batalha em batalha, mas que também sofreu, chorou, passou fome e teve que enfrentar uma sociedade preconceituosa que muita a criticou porque escolheu viver o amor e a liberdade”, destaca a jornalista e cineasta Isabela Hoffmann, responsável pelo roteiro.

Locais por onde a catarinense passou, como o Centro Histórico de Laguna e o Molhes da Barra serviram como cenário. Da mesma forma que as passagens por Imbituba, Lages e Curitibanos também foram retratadas no documentário.

A equipe de produção entrevistou historiadores como Adílcio Cadorin, diretor do CulturAnita. “Ficamos muito honrados com essa parceria e por poder falar sobre Anita para todo o nosso estado de Santa Catarina, de forma que sua história poderá ser acompanhada pelos mais variados telespectadores”, comenta. Uma pré-estreia ocorreu durante a semana em Florianópolis.

“Há 18 anos eu interpreto este papel sempre com um desafio diferente. Embora tenha a mesma idade que ela quando a interpreto, é muito desafiador acessar a maturidade desta mulher do século 19, pois as configurações de maturidade feminina são muito diferentes. E a construção da heroína é diferente, tem critérios diferentes da construção do herói. Sou muito apaixonada por esta figura e sempre que puder, vou entregar o melhor de mim, do meu corpo, da minha voz, da minha emoção, para que as pessoas possam continuar se apaixonando por ela”, relata Lize.

Exibição

Os quatro episódios vão ao ar a partir de hoje, sempre aos sábados, a partir das 13h, logo depois do Balanço Geral. O argumento original é do diretor-regional do Grupo ND em Florianópolis, Roberto Bertolin. Roteiro e direção de Isabela Hoffmann. A Direção de Produção é de Marcelo Campanholo e a Direção de Fotografia de Marcelo Feble. A atriz Lize Souza interpreta Anita Garibaldi e Giuseppe Garibaldi será vivido por Welington Moraes.

Em Laguna, a emissora pode ser acompanhada no canal virtual digital 7.1.

*Com informações da assessoria da NDTV

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

ULTIMAS NOTÍCIAS