Culturanita-corel16 - BRANCO 3
Search

Unidas por Anita, cidades do Brasil e da Itália reafirmam parcerias

Foto: Luís Claudio Abreu/CulturAnita

Uma live realizada, na tarde deste sábado, 28, em Laguna, ultrapassou fronteiras e uniu novamente o Brasil e a Itália, em volta da figura heroica e ímpar de Ana Maria de Jesus Ribeiro, a Anita Garibaldi. O evento virtual fez parte das comemorações internacionais do Bicentenário de Nascimento da Heroína dos Dois Mundos e abriu portas para que os municípios possam se aproximar e desenvolver projetos conjuntos que valorizem não só Anita, mas também as próprias cidades. Ao final do texto é possível ver o encontro na íntegra.

Participaram do encontro, no Brasil: o diretor do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), Adílcio Cadorin; prefeitos Samir Ahmad (Laguna), Joares Ponticelli (Tubarão), Rosenvaldo Junior (Imbituba), Solange Back (Anitápolis), Moisés Pedone (Mostardas, RS); João Cidinei (Anita Garibaldi); secretário de Turismo Rogério Pisetta (Triunfo, RS); assessores culturais Aldo Dolberth (Curitibanos) e Camila Rozzette (Garopaba); deputado federal coronel Luiz Armando; e o cônsul da Itália para SC e PR, Salvatore Di Venezia.

E na Itália: prefeitos Silverio Zabberoni (Borghi), Stefania Sabba (Verucchio), Jader Giancarlo (Modigliana), Ronny Raggini (Poggio Torriana) e Massimo Falciani (Dovadola); vice-prefeito Eugenio Fusignani (Ravenna, cidade-irmã de Laguna); historiador Andrea Antonioli (Diretor do Museu e Biblioteca Renzi); representantes Alessandro D’Alessandro (Aprília) e Valentina Maestri (Longiano); e Contanza Samuelli Ferretti, descendente do Casal Garibaldi. Ainda: Sílvio Monticelli (presidente da Associação Veterano Reduto Garibaldini, de Cesenático); Valerio Benelli (da mesma associação, de Rimini); e Giorgio Beleffi (presidente da CAv. UFF).

“É um start para grandes ações que podem ser realizadas daqui para frente unindo prefeituras de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, e italianas. Prefeituras das cidades onde Anita passou e deixou um legado enorme”, sinaliza Cadorin. O encontro foi muito bem avaliado pelos prefeitos e seus representantes. É uma continuidade de um processo que começou em 2018, com a celebração do convênio internacional entre o CulturAnita e o Museu Renzi para a realização destes eventos.

Um ano depois, em 2019, foi realizado o primeiro contato entre os municípios brasileiros e italianos para oficializar essa cooperação mútua em prol de Anita Garibaldi. Uma comitiva da Itália esteve no Brasil naquele mesmo ano. “Estamos interessados em replicar aqui, o que o Brasil já faz, que são os ‘Caminhos de Anita’, e desenvolver os 130 quilômetros por onde nossa heroína passou nos últimos dias em vida”, comenta a prefeita de Verucchio.

O Bicentenário de Anita Garibaldi é comemorado em 30 de agosto, segunda-feira, mas os feitos e conquistas obtidos ao longo destes mais de dois anos de projetos desenvolvidos ainda reverberarão por muito tempo nas cidades que têm a heroína como elo ímpar e importante para o seu desenvolvimento socioeconômico e turístico-cultural.

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

ULTIMAS NOTÍCIAS