A prefeitura de Laguna agraciou, nesta segunda-feira, 30, uma série de lagunenses e lagunistas com o título de Embaixadores e Embaixadoras de Laguna, uma nova honraria criada pelo município. O título é concedido a pessoas que divulgam a cidade de forma positiva. Entre os homenageados estão o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) e o Departamento de Guardiãs de Anita. A cerimônia de concessão do título ocorreu no Cine Teatro Mussi.
As Guardiãs foram homenageadas pelo trabalho de cuidar da história e “resguardar que as próximas gerações tenham a oportunidade de conhecer a nossa maior heroína, Anita Garibaldi, além de levar o nome da nossa cidade para o mundo. Esse é o papel, muito bem desempenhado pelas guardiãs”. Representaram o grupo: Ivete Scopel, Nicolly Rocha, Carmen Plentz, Andreia Noal, Rithan Ahmad, Vanere Rocha, Simone Ramos, Adriana Fernandes e Marilda Mendes.
Pelo CulturAnita, receberam o título de embaixador o presidente Leo Felipe Nunes e o diretor Adílcio Cadorin. “Sentimo-nos honrados por esse reconhecimento ao nosso trabalho, uma vez que quando divulgamos Anita, também levamos o nome de Laguna para o mundo”, observa Leo Felipe. “Sermos consideradas ’embaixadoras’ no dia do bicentenário da nossa heroína é uma honra muito grande”, comenta Andreia.
Todas as honras para Anita
No dia do seu bicentenário, o dia de trabalho das Guardiãs de Anita começou cedo. Às 11h, na praça República Juliana, um lugar carregado de importância para histórica para a biografia da nossa heroína, elas acompanharam a fixação de uma placa comemorativa da passagem dos 200 anos e depositaram um corbelha de flores para Anita. “Tu não estás só”, dizia mensagem.
“Anita é um símbolo. Uma mulher a frente de seu tempo. Uma honra ser guardiã de sua trajetória, sua herança, seu legado”, pontua Ivete Scopel, diretora do Departamento de Guardiãs de Anita.