Culturanita-corel16 - BRANCO 3
Search

Homenageado pela OAB, diretor do CulturAnita relembra ação que registrou Anita tardiamente

Foto: Divulgação/OAB

Na noite desta terça-feira, 31, em solenidade que reuniu dezenas de advogados atuantes na cidade de Laguna, o diretor do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), Adílcio Cadorin foi jubilado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santa Catarina. A cerimônia foi conduzida pelos presidentes Rafael Horn, da OAB estadual, e Leandro Schiefler Bento, da Seccional de Laguna.

Ao discursar, o decano agradeceu e afirmou que se existem méritos em sua existência, muito deve à sua profissão, citando o caso judicial que culminou com o registro de nascimento tardio de Anita Garibaldi.

“Não fosse a formação como advogado, talvez ainda hoje Anita estaria sem sua nacionalidade brasileira”, afirmou. A ação judicial teve desfecho em 10 de maio de 1999, com a expedição da certidão em que consta a heroína como natural de Laguna, em Santa Catarina, nascida aos 30 dias do mês de agosto de 1821. O processo foi patrocinado pela Unisul, prefeitura de Laguna, a então Fundação Anita, entre outras entidades representativas.

Ainda em seu discurso, Cadorin falou em nome dos demais homenageados. “Nós não escondemos nosso orgulho pela profissão que abraçamos”, disse. Para ele, o regime democrático tem no advogado o seu grande sustentáculo, pois sem a a garantia dos direitos constitucionais patrocinados pelos operadores do Direito, não haverá Justiça que garanta o regime democrático.

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

ULTIMAS NOTÍCIAS