Começou a circular na última segunda-feira, 30, o selo emitido de maneira conjunta pelo Brasil e pelo Uruguai, referente ao bicentenário do nascimento de Anita Garibaldi. As cerimônias de lançamento ocorreram no Palácio Itamaraty, em Brasília, e no Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina.
Conhecida como a “heroína dos dois mundos”, Anita (1821-1849) está entre as 20 mulheres mais importantes da história do Brasil. Participou de diversas batalhas, no Brasil e na Itália, ao lado de seu marido Giuseppe Garibaldi. Lutou na Revolução Farroupilha, na Batalha dos Curitibanos e na Batalha de Gianicolo, na Itália.
“É uma arte postal que reproduz de forma resumida as faces de Anita e sua importância para a História do mundo. Foi uma guerreira que pegou em armas para lutar por quatro repúblicas e só foi vencida pela morte, ainda que tenha lutado bravamente contra ela. Anita Garibaldi é uma inspiração”, comenta o diretor do Instituto CulturAnita, Adílcio Cadorin.
Anita Garibaldi é considerada um símbolo de amor, determinação, bravura e capacidade de luta por ideais, sendo homenageada das mais diversas formas, no Brasil e na Itália. Seu nome também denomina grupos culturais nativistas, coletivos de lutas sociais e feministas.
O selo teve a emissão feita pelos Correios brasileiro, que, em quase 360 anos de existência, testemunharam grandes feitos e participaram de significativos momentos da trajetória do Brasil. “Por meio dessa emissão postal, os Correios não apenas celebram os 200 anos de nascimento de Anita Garibaldi, mas registram para a posteridade o seu legado, que inspira, ainda na atualidade, diferentes manifestações sociais, políticas e culturais” destaca o presidente da estatal, Floriano Peixoto.
Arte postal
Antes do novo selo, Anita Garibaldi apareceu em duas estampas. Com a reforma monetária de 1967, o cruzeiro foi substituído pelo cruzeiro novo. Em abril daquele ano, o primeiro selo emitido com tarifa na nova moeda tinha o valor facial de 5 centavos e homenageava Anita Garibaldi, integrando a série “Mulheres Famosas do Brasil”. Já em 1971, foi lançado a emissão comemorativa dos150 anos de nascimento da heroína.
A arte desta emissão é uma composição de Anita Garibaldi em suas múltiplas facetas: a mulher, a guerreira, a mãe. Há também o desenho de uma rosa, símbolo da homenageada. Foram usadas três cores, que, em conjunto com a cor do papel, representam o Brasil, país de nascimento de Anita, e Itália, que a reconhece e a seu companheiro Giuseppe Garibaldi como heróis responsáveis pela unificação do país.
A técnica usada foi computação gráfica e impressão calcográfica (intaglio). Com tiragem de 120 mil exemplares e valor unitário de R$ 3,55, os selos estarão disponíveis para venda na loja virtual e nas principais agências dos Correios.
Presente
O jornalista Alexandre Garcia, um dos mais importantes da comunicação brasileira, participou do lançamento do livro e foi presenteado com um exemplar da obra Anita: guerreira das repúblicas e da liberdade. Em seu canal no Youtube, Garcia agradeceu o presente e se mostrou interessado em conhecer ainda mais sobre Anita. Assista: