Culturanita-corel16 - BRANCO 3
Search

12ª Rosa de Anita é plantada na cidade gaúcha de Triunfo

O Rio Grande do Sul é um estado que preza pela valorização de sua cultura e tradição. E nesta quinta-feira, 9, não foi diferente: a cidade gaúcha de Triunfo, distante 75km de Porto Alegre, se tornou o 11º município brasileiro a receber o plantio da Rosa de Anita.

Nesta semana, um comitiva formada pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), incluindo as Guardiãs de Anita e o Coletivo Somos Todas Anita (Garopaba), esteve no estado para participar das festividades em honra à heroína Anita Garibaldi. Em setembro, os gaúchos comemoram a Revolução Farroupilha, que ocorreu entre 1835 e 1845.

“Nossa cidade é o berço de nascimento de Bento Gonçalves, que foi o presidente da República Rio-grandense, e receber o plantio desta rosa é um momento muito histórico para todos nós, moradores deste município”, disse o prefeito Murilo Machado. A solenidade teve apresentações de estudantes da Apae, Escola Farroupilha, e artistas locais.

O evento cultural marcou ainda o lançamento de O livro de Anita, de Édla Zim; Anita para pintar e bordar, de Cida Dias; e das obras editadas pelo CulturAnita: Dois Mundos e Uma Rosa Para Anita Anita, a guerreira das Repúblicas e da Liberdade, de autoria de Adílcio Cadorin, com colaboração dos historiadores italianos Andrea Antonioli e Giampaolo Grilli. “Parabenizamos Triunfo por perenizar a memória e a história da Heroína plantando em sua praça uma unidade da Rosa de Anita, que possui um enorme simbolismo”, agradeceu Cadorin.

Do ato na cidade de Triunfo, participaram autoridades municipais, membros da Associação Viva Anita, de São Jerônimo; a presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Vanere Rocha, representando o prefeito de Laguna; e Loy Demari, representante do Consulado Italiano para RS. No dia anterior, uma rosa também foi plantada na sede do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), em Porto Alegre.

Placa afixada no local do plantio. Foto: CulturAnita
Foto: CulturAnita
Foto: CulturAnita

 

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

ULTIMAS NOTÍCIAS