Culturanita-corel16 - BRANCO 3
Search

Grupo de amigos, ex-formandos de Caxias do Sul (RS), conhece Laguna e se encanta com Anita

O final de semana foi de reencontros para a turma de ex-formandos da Universidade de Caxias do Sul (UCS), de 1973. Além de advogados e juízes, os operadores do Direito nutrem entre si uma amizade forte, que os faz, há mais de 40 anos, se reunir anualmente para celebrarem a vida e os laços amistosos que os mantém unidos.

Esse reencontro acontece tradicionalmente no Rio Grande do Sul. Ano passado foi em Gramado, mas em 2021 eles resolveram cruzar a divisa e chegar ao estado de Santa Catarina. O motivo: o bicentenário de Anita Garibaldi. A ideia: acompanhar o espetáculo teatral Tomada de Laguna, na terra natal da heroína catarinense.

O espetáculo, porém, teve de ser adiado para abril de 2022. A viagem, no entanto, não seguiu o mesmo caminho. E eles puseram algumas malas no carro e cruzaram o solo gaúcho para pisar em terras catarinenses. O roteiro começou na sexta-feira, 12, e só encerrou no domingo, 14, após um almoço na região a ilha.

“Me emocionei muito. Entendo que a vida é agora, mais da metade nós já vivemos e poder abraçar e rever os colegas é de uma grandiosidade incrível”, se alegra a organizadora Ivone Bolzan. Essa foi a 48ª vez que o encontro aconteceu. “É a primeira vez que fizemos fora do Rio Grande do Sul”.

O encontro sediado em Laguna teve como anfitrião o advogado e diretor do CulturAnita, Adílcio Cadorin. O convite já havia sido feito há muito tempo, mas só agora ele foi aceito. E eles garantem que se encantaram com a cidade juliana. Sua história, seu patrimônio histórico e cultural, e sobretudo, com Anita Garibaldi. “Tivemos verdadeiras palestras de conhecimento”, afirma Alberto Mattiello.

Da cidade, o grupo de 13 ex-formandos seguiu para suas casas – mas como beberam da água da Carioca, certamente voltarão.
“Esse ano está sendo significativo pelo fato de atendermos ao convite do colega Cadorin, que por muitas vezes nos convidou para vir aqui fazer a comemoração, e criamos a coragem de trazer a turma para cá. Tínhamos preocupações, mas foi gratificante poder participar com colegas e familiares”, pontua Mattielo. As Guardiãs de Anita fizeram uma apresentação para o grupo com seu hino e outras canções sobre a guerreira catarinense. “Ficamos honrados com esta apresentação”, diz Ivone.

A excursão dos formandos se juntaria à outras tantas que já estavam confirmadas para o acompanhamento da Tomada de Laguna. O evento, célebre por movimentar e fomentar a economia e o turismo da cidade juliana, deve acontecer em abril de 2022, com produção do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita).

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

ULTIMAS NOTÍCIAS