Culturanita-corel16 - BRANCO 3
Search

Laguna tem nova irmã na Itália: Riete

Laguna tem nova irmã na Itália: Riete
Dando prosseguimento à programação elaborada pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi, que coordena a viagem de autoridades de diversos municípios catarinenses às cidades italianas ligadas à história de Anita, foi celebrado no domingo (12 MAR) o gemellaggio (acordo para as cidades de Laguna e Rieti se tornarem irmãs). A concorrida solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares de toda a província de Rieti, e foi realizada junto ao histórico prédio da Câmara de Vereadores, quando os dois prefeitos, de Rieti e de Laguna, fizeram suas manifestações no sentido de realizar convênios para promover intercâmbios nas áreas de turismo, educação, cultura e economia.
Rieti aplaude vídeo da Tomada de Laguna
Após a troca de bandeiras foi exibido um vídeo institucional da cidade de Laguna e um vídeo do espetáculo A Tomada de Laguna, tendo sido convidados todos os presentes para a nova edição do espetáculo em 2023, o que foi ovacionado pela plateia presente. Na ocasião o prefeito da cidade de Anita Garibaldi, João Cidinei da Silva, representando o Governador do Estado de SC, Jorginho Mello, também entregou ao prefeito de Riete documento cumprimentando e agradecendo, e colocando o Estado de SC à disposição da província de Riete. Coube às guardiãs de Anita finalizar a solenidade cantando o Hino de Laguna, amplamente aplaudido pelos presentes.
Laguna colhe primeiros resultados
Um primeiro acordo entabulado hoje, graças ao gemellaggio, prevê um curso avançado em Gastronomia a ser ministrado em Laguna pela equipe do consagrado cheff e empresário italiano Elia Grillotti, que, com financiamento do governo italiano, forma cheffs e maîtres nessa área na Itália. O curso foi definido pelo cheff Grillotti e pelo prefeito Samir Hamad, de Laguna, com a intermediação da Reitora do Centro Universitário de Brusque/ UNIFEBE, Rosemari Glatz, e poderá ser realizado ainda este ano. Após, a comitiva se dirigiu à cidade de Greccio, onde foi recepcionada pelo Prefeito Emiliano Fabi junto ao Santuário de São Francisco. Ali, novamente foram feitos convites para celebração de convênios, sendo entregue aos participantes vasto material publicitário da economia de Laguna e seus eventos.
Italianos homenageiam lagunense e propõem ao CulturAnita novos convênios
Sábado (11 mar), a comitiva participou de atos de consolidação das relações institucionais que o CulturAnita possui com a Associazione Culturale Reatina Domenico Petrini. Em virtude do grande interesse que a cidade de Rieti possui na preservação da memória de Anita Garibaldi, a Presidente Daniela Accuti entregou títulos honorários à Sra. Anita Garibaldi Jallé e ao biógrafo de Anita, Adílcio Cadorin, em reconhecimento aos trabalhos até então realizados por ambos como historiadores, convidando o CulturAnita para que novos projetos e convênios sejam firmados e realizados entre as duas instituições, num esforço para aproximar ainda mais as cidades brasileiras e italianas ligadas à história de Anita.
Pode ser uma imagem de 12 pessoas, pessoas em pé e área interna
Pode ser uma imagem de 5 pessoas, pessoas em pé e área interna
Pode ser uma imagem de 9 pessoas, pessoas em pé e área interna Pode ser uma imagem de 11 pessoas e pessoas em pé
Pode ser uma imagem de 5 pessoas e pessoas em pé
Pode ser uma imagem de 4 pessoas e pessoas em pé Pode ser uma imagem de 4 pessoas
Pode ser uma imagem de 10 pessoas, pessoas em pé e parede de tijolos

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

ULTIMAS NOTÍCIAS