Na Itália, ‘Dois Mundos e Uma Rosa para Anita’ segue a todo vapor

Foto: CulturAnita

Autoridades italianas apresentaram ao Conselho Regional da Emilia-Romagna, as condecorações recebidas no Brasil.

Na última semana, as autoridades, prefeitos, e funcionários italianos envolvidos na condução do projeto Dois Mundos e uma Rosa para Anita, apresentaram ao Conselho Regional da Emilia Romagna (equivalente à assembleia legislativa no Brasil), as fotos e matérias jornalísticas que foram publicadas no Brasil, por ocasião da visita da delegação italiana, ocorrida em julho às cidades catarinenses de Laguna, Tubarão, Imbituba, Anita Garibaldi, Curitibanos e Lages que aderiram ao projeto.

A apresentação foi coordenada por Andrea Antonioli, diretor do Museu e da Biblioteca Renzi, pelo Dr. Giampaolo Grilli e pelo Professor Alessandro Ricci do Instituto Técnico Garibaldi-Da Vinci, de Cesena, autores do projeto. Eles apresentaram ainda os diplomas outorgados pela Alesc, e outros presentes recebidos durante a visita ao Brasil.

O encontro tratou ainda do programa e roteiro que será cumprido pelos prefeitos e autoridades de Santa Catarina, que em abril de 2020 vão retribuir a visita e celebrarem acordos e convênios visando a realização de eventos comemorativos ao Bicentenário de Anita, em 2021 no Brasil, na Itália e em San Marino.

O objetivo das autoridades italianas é propor às cidades brasileiras vinculadas ao projeto, a criação de convênios turísticos e culturais, bem como a cooperação dos municípios relacionados à história e a saga de Anita Garibaldi. No próximo encontro internacional, que acontecerá em abril, a comitiva brasileira deverá participar do plantio da Rosa de Anita nas cidades de Poggio Torriana, Cesenatico e Dovadola.

Apoio do Ministério da Cultura e Turismo italiano

Estes eventos e a reunião realizada contam com a efetiva participação do Ministério da Cultura e Turismo da Itália, que já anunciou o interesse de disseminar o projeto que está se espalhando na América do Sul, sob a responsabilidade do Instituto CulturAnita, e que tem um enorme potencial para se espalhar pelo mundo por seu expressivo potencial turístico, cultural e econômico.

Recentemente, o ministro Dario Franceschini nomeou um conselheiro de Estado, seu colaborador direto, para intermediar e facilitar seus contatos com os funcionários do Museu Renzi e com o Instituto Técnico Garibaldi/Da Vinci, afirmando que deseja dar as boas-vindas pessoalmente à delegação brasileira chegarem a Roma em abril, e fazer o acompanhamento na visita ao Monte Gianícolo, quando juntos prestarão homenagem à memória de Anita Garibaldi.

Autoridades que participaram do encontro na Itália

Participaram do encontro na sede do Governo Regional da Emília Romagna, o secretário de Estado da República de San Marino, Marco Podeschi, os prefeitos dos municípios de Romagna que fazem parte do Projeto, como Argenta (Andrea Baldini), Poggio Torriana (Ronny Raggini), Verucchio (Stefania Sabba), Modigliana (Giancarlo Dardi) e os conselheiros de Dovadola (Massimo Falciani), Castrocaro Terme (Liviana Zanetti), Comacchio (Robert Bellotti) e Argenta (Clara Manzoni).


Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com
Telefone: (48) 9 9827 3496

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com
Telefone: (48) 9 9827 3496

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram