Em Imbituba, Guardiãs participam de inauguração de monumento à Anita

Foto: CulturAnita

Obra marca os 180 anos da batalha naval que aconteceu em Imbituba.

Imbituba ainda era parte de Laguna e tão pouco imaginava que um dia viraria cidade, quando há exatos 180 anos aconteceu a batalha naval que marcou o batismo de fogo da jovem Ana Maria de Jesus Ribeiro, que passaria à história como Anita Garibadi, revolucionária que ao lado do marido, Giuseppe, se tornaria a heroína dos dois mundos. A data foi lembrada na manhã desta segunda-feira, 4, com a inauguração de monumento que relembra a batalha.

“O CulturAnita, como responsável pelos preparativos para o bicentenário de Anita em 2021 aqui na América Latina, foi muito bem representado. Estamos fazendo um ótimo trabalho, apresentando aos municípios projetos de capacitação que ajudarão a divulgar a história de Anita”, comenta a guardiã Vanere Rocha Pires, que acompanhou o evento.

Foto: CulturAnita

Para ela, a participação hoje em Imbituba foi de grande importância. “Tanto nesse, como em todos os eventos que se referirem à história de Anita, marcaremos presença”, finaliza. A solenidade foi acompanhada por autoridades dos municípios de Imbituba e Laguna.

A obra que marca os 180 anos foi erguida pela Secretaria de Infraestrutura e pela Diretoria de Cultura da prefeitura de Imbituba. A assinatura do busto de Anita é do artista Jean Cristiano Rodrigues, de Palhoça.

Palestra apresenta Anita aos paranaenses

Hoje, 4, às 19h, em Curitiba, o diretor do CulturAnita e escritor Adilcio Cadorin, faz uma palestra sobre a trajetória da heroína Anita Garibaldi. O encontro destinado ao público paranaense foi agendado pela Associação Giuseppe Garibaldi, com convite vindo de sua presidente, Maria Aparecida Borghetti (ex-governadora do Estado).

Para Cadorin, o encontro desta noite marca o apoio dos paranaenses ao projeto Dois Mundos e Uma Rosa Para Anita, voltado ao bicentenário da heroína catarinense. “Na sua trajetória, Anita nunca esteve em Curitiba, mas o Paraná reconhece nela uma heroína brasileira”, pontua, acrescentando que na história, Anita participou de uma refrega (pequena batalha) na região do porto de Paranaguá.

O encontro será realizado no Palácio Garibaldi, prédio histórico da capital do Paraná, que é a sede da Associação Giuseppe.


Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com
Telefone: (48) 9 9827 3496

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
institutoculturanita@gmail.com

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram