Dezoito anos depois de sua última encenação, a Tomada de Laguna voltará a ser apresentada no Centro daquela que foi a Cidade Juliana de 1839, quando os farrapos entraram pela Barra de Laguna para proclamar aqui a República Catarinense. O hiato de quase 20 anos sem apresentações criou um sentimento nostálgico nos moradores e turistas que costumavam prestigiar o espetáculo.
É isso que motivou o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) a buscar durante esses anos o apoio necessário para que a peça voltasse. Com pouco mais de 300 atores e figurantes envolvidos, tendo Werner Schünnemann no papel de Giuseppe Garibaldi e Lize Souza como Anita, a encenação começa nesta quarta-feira, 20, às 20h, e terá sessões até sábado, 24, sempre no mesmo horário.
“Reencenar a Tomada de Laguna é para nós motivo de orgulho. Durante cinco anos consecutivos fizemos a peça e sempre avivamos o desejo de voltar com esse espetáculo. Superou todas as nossas expectativas”, celebra o presidente do CulturAnita, Milton Cavalcanti.
O retorno também mexe com a economia local e com o turismo da cidade, e com os próprios figurantes. Na última encenação da peça, Luciana Teresinha dos Santos, por exemplo, era espectadora. Hoje, uma das Guardiãs de Anita, ela estará na peça. “Maravilhoso participar”.
Aliás, a participação das Guardiãs é apenas uma das novidades deste ano. A réplica do barco Seival, idealizada pelo professor gaúcho Antônio Rodrigues, de Camaquã (RS), é um dos destaques nesse retorno da Tomada de Laguna.
O espetáculo é realizado no Centro Histórico de Laguna, com portões abertos a partir das 16h. No entorno da arquibancada, a sociedade civil, através de entidades socioculturais, estará presentes com a comercialização de produtos, como artesanato. Todos os ingressos estão esgotados.